Coser de volta, recriação do PTB e o almoço da governabilidade no Sul

João Coser / crédito: Lucas Costa/Ales

Coser de volta à Ales

Após uma licença de quatro meses para se dedicar à campanha eleitoral, o deputado estadual João Coser (PT) está de volta à Assembleia. Ele reassume o mandato na próxima segunda-feira (04) e já participa da sessão ordinária, pela tarde.

Coser disputou a Prefeitura de Vitória e ficou em segundo lugar, sendo derrotado ainda no primeiro turno pelo atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que foi reeleito.

Durante seu afastamento, o suplente Julinho da Fetaes (PT) ocupou a cadeira de deputado e, após uma resolução da Assembleia, passou a ocupar também o posto de 1º secretário da Mesa Diretora e a cadeira nas comissões de Finanças, Agricultura e Direitos Humanos – as mesmas ocupadas por Coser.

“Foi um período de muito trabalho e de muito aprendizado. Tive a oportunidade de estreitar laços e aprofundar o diálogo com vários grupos. Apresentei indicações parlamentares e projetos de lei que refletem os interesses da população capixaba”, disse Julinho.

Já Coser disse que volta animado. “Reassumirei meu mandato, meu cargo de 1º secretário da Mesa Diretora e as comissões das quais faço parte. Vou me dedicar integralmente à política estadual, concentrando minha capacidade de articulação, de diálogo e minha experiência para a formulação de políticas de melhorias da vida do povo capixaba e do desenvolvimento de todo Espírito Santo.”

***

Suplente com os mesmos direitos

Júlio da Fetaes / crédito: Ales

Em setembro, a Assembleia aprovou a resolução 10.313 que, entre outras coisas, equipara os direitos dos suplentes aos titulares no que diz respeito às funções no parlamento.

O 10º parágrafo do artigo 6º diz que “o suplente, ao assumir o mandato de deputado, exercerá as funções do titular nas comissões permanentes e temporárias.”

Até então, segundo a assessoria da Ales, o regimento era omisso com relação ao suplente e a regra passou a valer com a chegada de Julinho da Fetaes para a cadeira de João Coser, que se licenciou para concorrer à Prefeitura de Vitória.

“Foi uma adequação à nova realidade, pois não tinha uma situação dessa anteriormente. Foi uma forma de não prejudicar a composição e os trabalhos das comissões e também de facilitar e valorizar a atuação dos suplentes ao assumirem o mandato”, disse a assessoria da Assembleia.

***

Nova data para posse do governador

Sede do Poder Legislativo

A Resolução 10.313 também fez uma adequação à Emenda Constitucional 111, de setembro de 2021, que alterou a data de posse dos mandatos do presidente da República e do vice e também dos governadores de Estado e de seus respectivos vices.

A partir de 2027, a posse do presidente da República será no dia 5 de janeiro e dos governadores, no dia 6. A resolução traz essa adequação no artigo 7º: “O governador e o vice-governador do Estado tomarão posse no dia 6 de janeiro do ano subsequente ao da eleição, em sessão solene na Assembleia Legislativa, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e Estadual, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense.” (NR)

A Constituição de 1988 previa que tanto o presidente quanto os governadores tomassem posse no dia 1º de janeiro, porém, sendo na mesma data, havia a dificuldade de governadores estarem presentes na cerimônia de posse do presidente.

Além disso, as festividades do Réveillon também impediam a participação popular e de chefes de Estado de outros países de comparecerem ao evento de posse principalmente do presidente.

***

Capixabas coletam assinatura para a recriação do PTB

Dejalma, Ademar e Tenório querem recriar PTB

Após dar uma guinada à extrema-direita, passar por momentos turbulentos sob o comando do ex-deputado Roberto Jefferson e ver o seu fim na fusão com o Patriota, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) está prestes a ser recriado. Dessa vez nos mesmos moldes do passado, quando abrigou os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

O TSE já deu o aval para a coleta de assinaturas – para ser criado ou recriado, um partido precisa ter apoio popular, conferido por meio de 500 mil assinaturas, divididas por todo o território nacional.

Nacionalmente, quem está à frente da recriação do partido é o ex-deputado Vivaldo Barbosa. Já no Estado, a coleta de assinaturas está por conta de quatro lideranças: o ex-vereador de Vila Velha Tenório Merlo; o ex-vereador de Vitória Ademar Rocha; o presidente do Conselho do Vitória Futebol Clube, Antônio Perovano, e pelo ex-presidente estadual do Avante Dejalma Merlo.

“Nosso compromisso é reavivar o espírito trabalhista e avançar nas conquistas sociais e econômicas do País”, disse Tenório, relembrando que o partido teve, historicamente, participação importante na criação do Ministério do Trabalho e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

***

Almoço da governabilidade

Theodorico, Ricardo e vereadores em almoço

O prefeito eleito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), promoveu um almoço com os vereadores da atual legislatura e os eleitos para a próxima para tratar de projetos importantes para o município e assegurar a continuidade dos investimentos na região.

Para legitimar seu compromisso, Theodorico levou seu filho, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). “Estamos aqui para garantir que a cidade receba o suporte necessário para que projetos fundamentais possam avançar. A parceria com a nova administração é essencial para o desenvolvimento de Cachoeiro”, disse Ricardo.

A presença do vice-governador foi importante porque Theodorico não foi apoiado pelo governador Renato Casagrande (PSB) – que apoiou Lorena Vasquez (PSB), sua correligionária e nome apoiado pelo atual prefeito, Victor Coelho (PSB) – e havia a dúvida se teria o apoio do Palácio Anchieta após a eleição.

Theodorico também disse que irá priorizar o diálogo com os parlamentares. “Todos os vereadores terão a mesma atenção e, para isso, criaremos a ‘Sala do Vereador’ ao lado do meu gabinete, facilitando o acesso e a comunicação com o prefeito”, explicou.

***

Após reeleição, prefeito lança livro

Capa do livro

O prefeito reeleito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, marcou para o próximo dia 13 o lançamento de sua biografia “Obstinado”, escrita pelo jornalista José Caldas da Costa.

“Meu objetivo é, com minha história, inspirar os mais jovens a abraçarem a causa política com propósito”, diz Enivaldo que, além da experiência de prefeito, já foi deputado estadual e também conselheiro do Tribunal de Contas.

O lançamento da obra, que já está pronta há três anos, será às 20h no Clube Rei Pelé, em Barra de São Francisco.