O conselheiro Domingos Taufner foi eleito o novo presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) para o biênio 2024 -2025. A eleição ocorreu durante a sessão plenária da Corte desta terça-feira (31).
O presidente eleito recebeu 4 votos dos conselheiros, enquanto o conselheiro Rodrigo Coelho, que também disputava o cargo, obteve 03. O conselheiro Luiz Ciciliotti será o vice-presidente do TCES pelos próximos dois anos.
Na mesma sessão foram eleitos o corregedor do TCES e o diretor da Escola de Contas. Sergio Aboudib, que já presidiu o Tribunal, e Rodrigo Chamoun foram os escolhidos, respectivamente, para o cargo.
Posse ocorre em dezembro
A posse do presidente, do vice-presidente, do corregedor, do ouvidor e do diretor da Escola de Contas Públicas ocorrerá em sessão especial, que será realizada até o dia 16 de dezembro, conforme determina o Regimento.
Competências
Compete ao presidente, por exemplo, dirigir o Tribunal e seus serviços auxiliares; dirigir as sessões plenárias, observando e fazendo cumprir as normas legais e regimentais; dar posse aos conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal e servidores do Tribunal; entre outras atribuições.
Já ao vice-presidente cabe substituir o presidente, em seus impedimentos, ausências, férias ou outro afastamento legal; auxiliar o Presidente, sempre que por ele convocado; e exercer outras atribuições previstas no Regimento.