Bruno tomará posse na Assembleia, mas garante que volta ao governo

Bruno Lamas é secretário de Ciência e Tecnologia / crédito: arquivo pessoal

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas (PSB), garantiu que ficará no governo. Em nota encaminhada à coluna, o secretário – que está de férias, fora do Estado – disse que em conversa com o governador foi alinhado que ele continuará à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), mas, antes, para cumprir um rito legal, assumirá a cadeira de deputado na Assembleia.

Bruno é o 1º suplente do deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB), que vai assumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), segundo anúncio do governador Renato Casagrande (PSB), ontem (02), nas redes sociais.

“Em conversa com o governador Renato Casagrande, decidimos pela minha permanência à frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em 2025. Essa escolha reflete o nosso compromisso com os avanços que estamos conquistando juntos para transformar vidas por meio da educação e inovação no Espírito Santo”, disse o deputado, em nota (veja a nota na íntegra ao final dessa coluna).

Segundo Bruno, o acordado com o governador foi de que ele seja exonerado, a pedido, para assumir a cadeira da Assembleia e, após, peça licença para retornar ao comando da Secti.

A posse de Bruno na Ales deve ocorrer até a próxima terça-feira (07), segundo ele informou à coluna. Bruno disse que vai pedir a licença do cargo de deputado estadual logo em seguida e deve retornar à Secti ainda nesse mês.

Toninho da Emater

Quem deve assumir, de fato, a cadeira de deputado deixada por Tyago Hoffmann é o ex-prefeito de Pinheiros Toninho da Emater (PSB), que é o 3º suplente do partido.

Isso porque o 2º suplente, Lubiana Barrigueira, renunciou à suplência por ter sido eleito prefeito de Nova Venécia. Ele tomou posse na prefeitura na última quarta-feira (1º). Nesse caso, a vaga passa para o terceiro suplente.

Em 2026, Bruno Lamas pretende ser candidato novamente a deputado estadual.

Cota do PSB inchada

A permanência de Bruno no secretariado passou a ser questionada no mercado político por conta da “bancada” do PSB no primeiro escalão do governo de Casagrande.

O partido do governador tem agora, com a ida de Tyago para a gestão, cinco nomes no secretariado: Tyago, Bruno, Jacqueline Moraes (Secretaria das Mulheres), Nara Borgo (Secretaria de Direitos Humanos) e Fábio Damasceno (Secretaria de Mobilidade).

Também conta com diversos nomes no 2º escalão, como o presidente do DER-ES, Freitas, e o presidente da Aderes, Alberto Gavini (que preside o PSB no Estado).

O tamanho do partido de Casagrande no governo já foi alvo de mal-estar e reclamações de outras siglas aliadas, que estiveram no palanque de Casagrande em 2022 e contam com um ou no máximo dois nomes (caso do PDT) indicados no primeiro escalão.

Leia abaixo a íntegra da nota de Bruno Lamas:

“Em conversa com o Governador Renato Casagrande, decidimos pela minha permanência à frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em 2025. Essa escolha reflete o nosso compromisso com os avanços que estamos conquistando juntos para transformar vidas por meio da educação e inovação no Espírito Santo.

Assumir a Secti foi uma oportunidade desafiadora, mas extremamente gratificante. Nos últimos anos, entregamos dois Centros Estaduais de Educação Técnica e estamos finalizando projetos para ampliar a rede; ampliamos o programa QualificarES para todo o estado; criamos o QEmpreendedor, um caminho de estudos para capacitar ainda mais os empreendedores formados pelo QualificarES; ampliamos o acesso à graduação, mestrado e doutorado por meio de editais, além de termos aproximado a ciência e a inovação da população capixaba.

Esses resultados me motivam a seguir nesse caminho, buscando sempre entregar mais para nossa gente.

Parabenizo o amigo Tyago Hoffmann, que assume a Secretaria de Estado da Saúde, uma missão grandiosa e essencial para os capixabas. Desejo-lhe muito sucesso nessa nova jornada. Também dou as boas-vindas a Toninho da Emater, que agora assume a vaga na Assembleia Legislativa. Tenho certeza de que ele fará um excelente trabalho em benefício do nosso estado.

Seguiremos firmes, trabalhando pelo futuro do Espírito Santo e entregando resultados que impactem positivamente a vida de cada cidadão.”

 

LEIA TAMBÉM:

“Tyago é um técnico com mandato”, diz Casagrande em defesa de deputado na Saúde