Considerado praticamente de fora da disputa eleitoral deste ano em Vila Velha, Max Filho (PSDB) foi lançado como pré-candidato à Prefeitura da cidade canela-verde na noite dessa quinta-feira (5) em convenção do PSDB.
O tucano teve de entrar na corrida principalmente por conta da saída de Luiz Paulo (PSDB) da disputa pela prefeitura de Vitória. Ao decidir apoiar o pré-candidato Lelo Coimbra (PMDB), o PSDB deixou a disputa da maior vitrine do Espírito Santo e não queria perder também Vila Velha, que é o maior colégio do Estado, com 316,6 mil eleitores.
“Eu tentei não ser candidato, mas o cenário eleitoral desolador, com as opções até então apresentadas, me impuseram essa decisão de sair da minha zona de conforto e colocar meu nome à disposição”, disse. Max afirmou que tem dialogado com vários partidos, que começaram uma conversa preliminar após seu recente anúncio.
No evento, alfinetou os principais concorrentes, Rodney Miranda (DEM) e Neucimar Fraga (PSD). “Nós vamos ficar entre aquele que quebrou a prefeitura e o outro que terminou de quebrar? Não. Eis-me aqui.Estamos juntos. Vamos fazer aquilo que tem que ser feito, vamos cumprir nosso papel e nosso dever cívico em nome de Vila Velha”, bradou Max na convenção, que teve as presenças de César Colnago (PSDB), Hércules Silveira (PMDB) e Wesley Goggi (PSDB).
Com a entrada do tucano, Dr. Hércules sai automaticamente do páreo. Isso porque os dois têm um acordo firmado há tempos, em que se um fosse candidato o outro não seria. Mesmo com a possibilidade do PMDB anunciar apoio a outro candidato em Vila Velha, o deputado estadual afirmou que será o principal cabo eleitoral de Max.
Neucimar Fraga, cuja convenção aconteceu no último dia 30 de julho, demonstrou insatisfação com a entrada do tucano na disputa. “Vila Velha vai perder um deputado federal. Acho que a entrada dele atrapalha a cidade a conseguir recurso em Brasília. O povo de Vila Velha deu votação maciça a ele e esperava um representante”, disse.
Diferente de Neucimar Fraga, que prega um “reencontro” com a população, Rodney Miranda foca na continuidade. Na convenção do prefeito, realizada também no dia 30 de julho, ele exaltou o que seriam as suas qualidades como político.
“Tenho compromisso com a técnica e o planejamento. Trabalho de forma responsável e eficiente na gestão do dinheiro do contribuinte. Acredito na seriedade e na honestidade, e é isso que coloco à disposição mais uma vez da população de Vila Velha”, declarou.
Além de Max, Neucimar e Rodney, estão na disputa Rafael Favatto (PEN), Gilsinho Lopes (PR), que pode recuar em prol do apoio a outro candidato, Albuíno Júnior (PMN), Liudimila Katrini (PSOL) e Vasco Alves (PPL), que até então tem o apoio do PT.
Mesmo fazendo parte do mesmo blocão de partidos no qual está incluído o PSDB de Max Filho, o deputado estadual Rafael Favatto disse que não irá recuar da candidatura, que ganhou força com a demora do anúncio de Hércules Silveira de que seria ou não candidato.
“Continua tudo igual. Ele [Max] é um bom nome, mas já tem um monte de partidos junto com a gente. Não tem como nessa altura do campeonato recuar”, declarou Favatto, que possui apoio de sete partidos. Ainda que decida continuar na disputa, os pré-candidatos do PEN e do PSDB possuem um pacto de não agressão neste primeiro turno e de apoio num possível segundo pleito.