No último domingo (15), mais de 2 milhões de eleitores capixabas estavam aptos a votar nas mais de 7 mil seções eleitorais do Espírito Santo. Porém, o número de pessoas que deixaram de comparecer às urnas foi alto. De acordo com os dados do TSE, 674.875 cidadãos não foram votar no primeiro turno das eleições 2020.
O número corresponde a 24,02% dos eleitores e supera o índice de abstenção do País, que neste ano foi de 23,14%.
Entre os estados com os maiores números de abstenções, o Espírito Santo ocupa a 6ª colocação, atrás do Rio de Janeiro (1º), Rondônia (2º), São Paulo (3º), Mato Grosso (4º) e Mato Grosso do Sul (5º).
Já entre os municípios capixabas, a cidade com o maior número de eleitores que não compareceram às urnas foi Conceição da Barra, com 28,96% de abstenção.
Com mais de 80 mil eleitores ausentes, a Serra foi a cidade da Grande Vitória com o maior índice de abstenção, totalizando 26.26% de abstenção.
Confira a lista completa com os dados das cidades capixabas:
Dados nacionais
Durante coletiva na noite desta segunda-feira (16), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, falou que houve um leve aumento nas abstenções, mas que em comparação aos números totais, os dados são baixos.
Ao todo, 113,3 milhões de brasileiros estiveram presentes, o que equivale a 76,8% do total dos 147,9 milhões aptos a votar.
“A primeira coisa boa é que conseguimos fazer eleições com grande sucesso em meio à uma pandemia, com níveis muito baixos de abstenção. Conseguimos que a população comparecesse às urnas adotando todos os protocolos de segurança”, comemorou Barroso.
Veja o comparativo com os dados das eleições anteriores: