O PSDB no Espírito Santo lançou, na noite desta segunda-feira (01), a pré-candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas para prefeito de Vitória nas eleições municipais deste ano.
Luiz Paulo, que preside o tucanato na Capital, já esteve à frente do Executivo por duas oportunidades, de 1997 a 2005. O evento do lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e teve presença do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.
Também estiveram na cerimônia o presidente estadual do PSDB, o deputado estadual Vandinho Leite, demais lideranças partidárias, entre elas o também deputado estadual Mazinho dos Anjos, e de filiados à legenda.
Em entrevista coletiva realizada minutos antes da cerimônia de lançamento de pré-candidatura de Luiz Paulo falou sobre as expectativas em torno da efetivação de sua candidatura visando ao pleito de outubro.
“Estou muito motivado em me dedicar à pré-campanha, a essa segunda fase da pré-campanha, que vai deste momento em são fechadas as chapas de vereador até as convenções. Estamos trabalhando no sentido de construir uma frente ampla e representativa, de um projeto transformador para Vitória”, disse Luiz Paulo, que ainda informou ter pedido exoneração do cargo de subsecretário de Desenvolvimento no governo do Estado, para se dedicar exclusivamente à disputa eleitoral.
O agora pré-candidato ainda ressaltou a importância de, segundo ele, firmar alianças amplas em busca do que chama de “projetos ambiciosos” para Vitória, o que, neste caso, seria sua candidatura para prefeito do município.
“Fazer um projeto transformador não é a mesma coisa que fazer um bom governo. É muito mais. Para fazer um projeto transformador é preciso de ter liderança junta as forças de verdade, as forças da sociedade, para se trazer daí as energias necessárias para projetos ambiciosos”, pontuou.
Apoio do governador do Estado
Em outro ponto de sua conversa com jornalistas, Luiz Paulo disse que o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), teria sinalizado positivamente ao seu projeto de disputar o comando do Executivo da Capital.
“Agora estivemos (nesta segunda-feira) com presidente Marco Perillo e com o governador Casagrande, e ele nos hipotecou solidariedade a esse projeto e estamos muito animados com essa caminhada. Estamos começando essa caminhada”, concluiu Luiz Paulo.
Vale destacar que o atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem, desde o início de seu mandato, gerido a cidade com certo distanciamento do governo estadual.
Luiz Paulo, por sua vez, é do PSDB, partido que, federado com o Cidadania, compõe a base aliada do governo Casagrande.
Questionado sobre que partidos teriam sinalizado apoio à sua candidatura à prefeitura de Vitória, Luiz Paulo fez mistério e disse que os líderes partidários com os quais tem conversado é que devem sinalizar, futuramente, seus respectivos posicionamentos a respeito do tema.
Candidatura como prioridade para o PSDB
Ao repercutir a visão do partido em torno da pré-candidatura de Luiz Paulo, o presidente nacional do tucanato disse que o assunto é tratado como prioridade no ninho.
“A candidatura do Luiz Paulo é uma das nossas principais prioridades. Estou aqui representando a Executiva nacional para, mais uma vez, convocá-lo a representar bem o partido”, ressaltou Perillo.
Temas para debate definidos
Conforme publicou a coluna De Olho no Poder com Fabi Tostes, da Rede Vitória, nesta segunda-feira, Luiz Paulo tem calibrado ao máximo o seu arsenal visando à briga, nas urnas, para comandar a Capital a partir do ano que vem.
Exemplo disso é que ele já até mesmo definiu que eixos pretende discutir na fase de debates entre os postulantes ao cargo de prefeito de Vitória, conforme aponta nota enviada por sua assessoria.
“Vamos debater o futuro da cidade e apresentar propostas concretas e factíveis para uma gestão transformadora, para impulsionar o desenvolvimento de Vitória, baseada em cinco grandes eixos iniciais: a recuperação do Centro Histórico, o Waterfront pegando do Cais das Artes ao Porto de Vitória, Mobilidade Urbana, Saúde e o Projeto Terra Verde, que é a retomada do Projeto Terra”, diz a nota encaminha pela equipe de Luiz Paulo.