Mais de três dias após sair do ar, o site da Prefeitura de Vitória continua inacessível para a população. Segundo a administração municipal, todos os serviços de TI, incluindo os sistemas e serviços on-line, foram retirados do ar no início da tarde da última sexta-feira (22), em caráter preventivo.
Por causa da queda do sistema, a prefeitura suspendeu diversos serviços, como emissão de nota fiscal eletrônica e de alvarás, entre outros. A emissão da Nota Fiscal Eletrônica, segundo a Prefeitura de Vitória, só será retomada após o funcionamento da rede ser normalizado.
Além disso, os prazos para pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) foram temporariamente suspensos.
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) também suspendeu os prazos e procedimentos de licitação no município, em qualquer fase. Já na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), estão suspensos os seguintes serviços:
– Protocolização e tramitação de processos.
– Aprovação de projetos em geral.
– Licenciamentos de obras com alvará de autorização para pequenas reformas, mobiliários, edificações transitórias e equipamentos transitórios, muros e gradis e outros.
– Licenciamento de obras com alvará de execução.
– Licenciamento de equipamentos de elevação e transporte.
– Emissão de certificados de conclusão e de certidões de obras.
– Fornecimento de alinhamentos.
– Aprovação de projetos de remembramento, desmembramento e desdobro.
– Emissão de alvarás de localização e funcionamento.
– Emissão de alvarás de permissão de uso para food trucks e outros.
– Alvarás de autorização para comércio ambulante, ocupação parcial de calçada com mesas e cadeiras e outros.
– Alvarás de publicidade.
– Alvarás de eventos.
Telefone 156 é o principal canal de atendimento à população
A Prefeitura de Vitória informou ainda que, no momento, o telefone 156 é o canal disponibilizado pela administração municipal para que a população solicite diversos serviços, entre eles o Disque Silêncio, Segurança, Manutenção Semafórica, Iluminação Pública, entre outros.
Ainda de acordo com a prefeitura, o atendimento está mantido em toda rede municipal de saúde da capital. O morador que necessitar agendar consulta médica pode ir até a Unidade de Saúde para realizar o agendamento.
A vacinação contra a covid-19 também segue normalmente em Vitória, segundo a prefeitura. As pessoas que realizaram previamente o agendamento podem ir até o local agendado. Durante essa semana, a vacinação em Vitória ocorrerá sem agendamento.
Além disso, a administração municipal informou que as aulas na rede municipal de ensino também estão sendo realizadas normalmente. Também está normal o expediente na prefeitura.
Retirada de sistema do ar ocorreu após alerta de segurança
A Prefeitura de Vitória informou que a retirada do ar de todos os serviços de TI, em caráter preventivo, ocorreu “seguindo as recomendações de boas práticas, para análise do ambiente da rede de dados da PMV e do datacenter municipal”.
De acordo com a prefeitura, após alerta de segurança, a equipe de tecnologia decidiu isolar todo o ambiente de rede e dos servidores, tornando inacessíveis os serviços de TI da administração municipal, incluindo arquivos, acesso à internet, bem como os sistemas.
A prefeitura disse ainda que a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) está atuando na análise do ambiente e trabalhando com todas as medidas possíveis para que os serviços sejam normalizados o mais breve possível.