A primeira pesquisa Rede Vitória/ Futura na capital do Estado, para as eleições municipais deste ano, foi apresentada na manhã desta quarta-feira (07) no Folha Vitória. O levantamento aponta um empate técnico entre João Coser, do PT, e Fabrício Gandini, do Cidadania. No entanto, o petista está um pouco à frente nas intenções de voto estimulado. Confira a pesquisa completa!
Para destrinchar os números e analisar o comportamento do eleitor da capital, o jornalista e editor de Política da Rede Vitória Edu Kopernick mediou, na manhã desta quarta-feira (07), uma discussão entre os especialistas Gabriela Cuzzuol e Paulo Resende, além do responsável pela pesquisa, o sócio-diretor da Futura José Luiz Orrico. A transmissão do debate aconteceu ao vivo no Jornal Online Folha Vitória e pode ser acompanhada na íntegra abaixo.
Durante a conversa, os especialistas pontuaram que esta fase ainda é de muita indefinição e que os candidatos devem aproveitar o momento para conquistar os eleitores indecisos e, principalmente, estreitar a conexão com os jovens.
“Tudo ainda será definido. É preciso pontuar que nesse primeiro momento as pesquisas apresentam indicadores gerais. A gente precisa levar em consideração que a maioria dos candidatos já tem uma carreira política estabelecida, com muitos anos na atividade política, tantos em cargos eletivos, como em cargos de primeiro e segundo escalão das gestões. Então são candidatos conhecidos na Grande Vitória”, pontuou Gabriela.
SEGUNDO TURNO
Durante a discussão, a especialista também ressaltou que, de acordo com os números preliminares, a decisão do voto em Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha deve acontecer no segundo turno.
“Acredito na forte probabilidade de segundo turno, não apenas em Vitória, mas nos quatro municípios onde isso é possível, lembrando que municípios com mais de 200 mil eleitores, nós podemos ter segundo turno, então eu acredito numa decisão mais pro final”, ressaltou Gabriela.
INDECISOS
A primeira pesquisa de intenção de voto da capital apontou que 50% das pessoas ainda não decidiram em quem vão votar para prefeitura de Vitória. O número, segundo o sócio-diretor da Futura, José Luiz Orrico, reflete o comportamento do eleitor dos últimos anos e também os efeitos da pandemia do coronavírus.
“A gente percebe que a cada dia o eleitor compreende que ele pode definir seu voto depois de conhecer melhor os candidatos. Eu acho que o atraso do começo do processo eleitoral, trazido pela pandemia e o impedimento dos candidatos de estarem na rua, fazendo seus movimentos, pra colocarem a eleição na rua, está contribuindo com isso”, disse Orrico.
“Nesse momento, na intenção espontânea, aqueles que têm um ritual maior, uma lembrança maior, conseguiram informar para algumas pessoas que são candidatos, saíram levando vantagem de alguma forma”, completou Orrico.
REJEIÇÃO
Sobre os índices de rejeição apontados na pesquisa, o sócio-diretor da Futura José Luiz Orrico, pontuou que a campanha que cada candidato vai fazer poderá ajudá-lo ou prejudicá-lo durante a corrida dos votos.
“A campanha, a televisão, as redes sociais ajudam as duas coisas a construir e ajudam também desconstruir. Esse nível de rejeição não é impeditivo de vitória. A experiência da Futura mostra que o candidato, pra você dizer que não se eleja, ele tem que estar acima de 40% de rejeição”, disse Orrico.
ASSISTA AO PROGRAMA COMPLETO:
>> Eleições 2020 | Primeira pesquisa eleitoral de Vitória
Você também pode acessar o programa na página de vídeos do Folha Vitória!
Mais sobre os especialistas
Gabriela Cuzzuol é comentarista de política da Rádio Jovem Pan News. Cursou especialização na PUC/SP e mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
No campo da Política, participou o movimento Livres e, no momento, integra o Conselho do Index Político, que busca analisar e fiscalizar a atuação de parlamentares com base em eficiência, comprometimento com o cidadão e combate à corrupção e privilégios.
Paulo Resende é pós-doutorando em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Ciência Política pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha.