O presidente da Comissão de Representação da Assembleia Legislativa, deputado Da Vitória (PDT), esteve nesta terça-feira (10) em Colatina, onde ouviu a população dos municípios a serem atingidos pela lama. Foi deliberado que a diretoria da Samarco Mineradora deva ser convidada para comparecer na Ales para esclarecimentos sobre o acidente ocorrido na última semana.
Segundo o parlamentar, a participação da população foi intensa, já que todos estavam em busca de mais informações sobre o rompimento das barragens Fundão e Santarém, em Mariana (MG).
“Contamos com a participação dos prefeitos dos municípios a serem atingidos, o governador foi representado pelo secretário João Coser e a população na audiência pública. Deliberamos que faremos convite à diretoria da Samarco para comparecer à Assembleia. Ainda não definimos a data. Também deliberamos que iremos à Assembleia de Minas Gerais para unificarmos as ações”, explicou o deputado.
Preocupado com a chegada da lama tóxica, Da Vitória contou que sobrevoou o Rio Doce e obteve a informação da morte de peixes, contradizendo o secretário de Defesa Civil nacional, que minimizou o impacto da lama no Espírito Santo.
“Por onde essa lama passa ela está matando os peixes. Foi suspensa a captação da água em Baixo Guandu e Colatina. É preciso aferir o nível de contaminação do rio. Mataram o rio”, lamentou o parlamentar.