O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos (União), afirmou que a composição das comissões da Casa deve ser definida apenas na próxima semana. Até lá, os grupos funcionam com a formação do biênio anterior.
Leia também: Juízes aposentados querem receber “auxílio-pijama”
“Conforme prevê o regimento interno, a Mesa Diretora tomou a decisão, até que nós possamos fazer a composição das comissões, que elas vão funcionar conforme a formação anterior. Acredito que até a semana que vem já teremos a distribuição das vagas das comissões, o tamanho – se aumentamos, se diminuímos – e o preenchimento delas”, declarou Marcelo durante sessão realizada nesta terça-feira (11).
Comissões da Assembleia: quantidade pode mudar
Como mostrou a coluna De Olho no Poder do Folha Vitória, a presidência das principais comissões já está definida, mas o presidente da Casa disse que pode mudar a quantidade de membros dos colegiados.
“Algumas comissões têm número em excesso e não têm participação efetiva, prejudicando deliberações. Nós vamos fazer uma reunião com os colegas deputados e fazer a eleição das comissões”, avaliou Marcelo no último dia 3.
A expectativa era a de que a situação fosse definida nesta terça-feira (11), durante a primeira reunião do Colégio de Líderes da Assembleia. No entanto, os deputados não bateram o martelo.
Concurso deve ser lançado em março
Os deputados discutiram questões como o concurso público, cujo edital será lançado em março. Serão 35 vagas iniciais, podendo chegar a 55. O objetivo é contratar também consultores temáticos para ajudar nos trabalhos das comissões.
“Queremos realizar um processo seletivo sério, valorizando não apenas a formação do candidato, mas principalmente a sua experiência profissional para melhor atender as demandas das comissões”, justificou o presidente da Ales.
O Colégio também definiu como pautas prioritárias dos próximos meses a relação do Legislativo com os demais poderes e projetos voltados à infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico do Estado.
Outro ponto tratado foi a Assembleia Itinerante, projeto que visa levar o trabalho da Casa às comunidades capixabas. Ainda não há data para o lançamento.