Fim do mistério. O PSDB finalmente decidiu retirar a pré-candidatura ao Governo do Estado de Guerino Balestrassi e vai apoiar a eleição de Paulo Hartung (PMDB). O anúncio foi feito em coletiva na tarde desta sexta-feira (27) na sede dos tucanos, em Vitória. O presidente regional da sigla, deputado federal César Colnago, será o vice de Hartung e a candidata ao Senado pela chapa será Rose de Freitas (PMDB).
O acordo foi resolvido na manhã desta sexta-feira na casa do presidenciável e presidente nacional tucano, Aécio Neves, no Rio de Janeiro. A reunião contou com presença de Hartung e a decisão do PSB mineiro em lançar candidato ao governo e não apoiar o tucano Pimenta da Veiga ajudou.
“Em primeiro lugar tomamos essa decisão porque vamos ter um palanque exclusivo para o Aécio no Estado, por isso insistíamos com a candidatura do Guerino. Em segundo porque as relações do Paulo (Hartung) e o Aécio eram antigas e em terceiro porque também teve peso a decisão de Minas Gerais”, disse Colnago.
Guerino, que também participou da coletiva, estava sereno e parecia conformado com a decisão do PSDB em retirar a sua candidatura. “Tínhamos nosso projeto quando estava todo mundo junto e nós garantiríamos o palanque para o Aécio. Mas o cenário mudou. A prioridade sempre foi o Aécio e a eleição de deputados estaduais e federais. E o PMDB atende à nossa proposta. Não vou colocar o meu nome na convenção, vou declinar”, disse Guerino, que agora será candidato a deputado federal.
Luiz Paulo
O ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que tinha a sua pré-candidatura para o Senado oficializada, agora terá de se contentar em disputar uma vaga de deputado federal, já que a candidata da coligação será a da deputada federal Rose de Freitas (PMDB).
Luiz Paulo declarava apoio público para os tucanos fecharem com o projeto de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Luiz Paulo não estava presente na coletiva desta sexta-feira, mas Colnago disse que não há problemas de relacionamento com o ex-prefeito de Vitória.
“Eu já conversei com ele (Luiz Paulo) e ele autorizou a colocar o nome dele para federal. Vamos buscar a unidade dentro do PSDB. Da minha parte não há nenhum desconforto mesmo porque sou um democrata”, disse Colnago.
Guerino fez coro: “O conflito no Espírito Santo é pequeno se formos analisar São Paulo e Minas Gerais. O Luiz Paulo, a maior bandeira dele, é defender a candidatura do Aécio. Assim como eu declinei (para a o governo) ele vai declinar (para o Senado). Um deputado federal é tão ou mais importante que um senador, assim como uma vice é tão ou mais importante que o Senado”, disse Guerino.