A retomada do Consórcio dos Vales e Café foi discutida na sessão da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim na última terça-feira (19). A importância do processo foi abordada pela assessoria do deputado estadual Marcos Mansur. Flávia Cysne foi convidada pelos vereadores Paulo César de Almeida e Dário Silveira Filho.
Designada pelo deputado para debater o tema com os municípios componentes do grupo de trabalho, Flavia informou que o Consórcio foi constituído em 2001, e em 2009 foi reestruturado como Instância de Governança da Região dos Vales e do Café, o que o tornou captador de recursos reconhecido pelo Governo do Estado.
A finalidade do Consórcio é representar o conjunto de sócios que o integra em assuntos de interesses comuns. “Ele planeja, adota e executa planos, programas, projetos e medidas destinados a promover e acelerar o desenvolvimento sócio-econômico, turístico e histórico-cultural dos municípios da região dos Vales e do Café”, enfatiza Flávia.
Inicialmente formado pelos municípios de: Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte e Apiacá, atualmente é composto apenas pelos três primeiros, que cumpriram todas as exigências e condicionantes.
Efetivação
Para efetivação do Consórcio, várias ações foram desenvolvidas desde a sua implantação: visitas técnicas, profissionalização da entidade por meio da contratação de profissional técnica, elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial da Região, confecção do logotipo da Região, confecção de um vídeo institucional da região dos Vales e do Café, utilizado nas escolas, em feiras, reuniões dos municípios.
Além dessas ações, foram sinalizados 70 atrativos e empreendimentos turísticos na região e capacitados e qualificados artesãos e empreendedores, com 1.860 horas em cursos e consultorias, com cadastro de aproximadamente 50 empreendimentos, nos municípios de Cachoeiro, Muqui e Mimoso do Sul.
Também realizados projetos de uso e adequação em espaços turísticos em cinco empreendimentos de Cama e Café no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana e um empreendimento de pousada, bar e restaurante no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, um empreendimento de Cama e Café em Muqui, Fábrica de Pios em Cachoeiro de Itapemirim e Designer estratégico e ambientação dos objetos históricos, na Fazenda Santa Rita em Muqui, no prédio Câmara e Cadeia no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, na Sede do casarão da Fazenda União em Mimoso do Sul – Hospedagem e o Museu da Cachaça e do Café, bem como a restauração da Casa da Memória em Cachoeiro de Itapemirim.