Política

Contarato diz que Bolsonaro foi 'contraditório' e 'irresponsável' ao convocar manifestação

"Ele tem que entender que a eleição já passou e ele é o chefe do Executivo", disse o parlamentar capixaba

Foto: Agência Senado

O senador Fabiano Contarato (Rede) esteve no Palácio Anchieta, na manhã desta segunda-feira (16), para participar de um evento do programa CNH Social. Na ocasião, o senador conversou com a reportagem do Folha Vitória sobre os últimos acontecimentos envolvendo o Congresso Nacional e o governo federal. 

Questionado sobre o fato de o presidente Jair Bolsonaro ter convocado a população para ir às ruas contra o Congresso Nacional, o parlamentar capixaba avaliou a atitude do presidente como “contraditória” e “irresponsável”.

“O Congresso tem dado sua contribuição de forma eficiente. As grandes reformas estão sendo todas aprovadas. Apesar do presidente da República, as reformas estão sendo passadas. Olha só como é contraditório. O próprio presidente veta o Orçamento Impositivo, com toda a razão, tanto que mantivemos o veto dele […] agora, ele mesmo volta para o Congresso três PLN’s, distribuindo mais de 20 bilhões para parlamentares. Então é contraditório esse comportamento”, afirmou o senador.

O “comportamento irresponsável”, atribuído ao presidente Jair Bolsonaro, segundo o parlamentar, se deve ao fato de desrespeitar os protocolos de segurança dos órgãos oficiais de saúde, que determinam a não aglomeração de pessoas.

“Eu acho que quem está tendo um comportamento irresponsável é o presidente da República, quando neste momento de pandemia, viola o que os organismos internacionais e o próprio ministro da Saúde orienta e convoca a população. Não tem que ficar convocando a população contra o Congresso, contra o Supremo, muito pelo contrário. Ele tem que ter a serenidade emocional e equilíbrio para saber transitar […] ele tem que entender que a eleição já passou e ele é o chefe do Executivo”.

Manifestações contra o Congresso

No último domingo (15) grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro compareceram às ruas em manifestação contra o Congresso Nacional, em vários lugares do Brasil. Na Grande Vitória, os manifestantes saíram de Vila Velha e seguiram para a Praça do Papa, em Vitória, depois de atravessarem a Terceira Ponte. 

De acordo com os organizadores do evento, o grupo de manifestante somou, aproximadamente dez mil pessoas na Grande Vitória.