
Câmara de Vila Velha instaura Corregedoria
Após uma sessão tumultuada e que até precisou ser suspensa para conter um vereador que estava aos gritos, o presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD), determinou a criação da Corregedoria na Casa. Quem vai desempenhar o papel de corregedor será o vereador Welber da Segurança (União).
Durante a instauração da Corregedoria, Maturano mandou o recado: “Não confundam minha forma republicana, educada e serena na condução dos trabalhos e no trato com os senhores e senhoras como fraqueza. Aqui não será palco de espetáculos”.
A sessão problemática ocorreu no fim do mês passado e, na ocasião, o vereador Hércules Silveira (PP), que exercia o papel de presidente interino, teria sido desrespeitado por outro colega que questionava o Regimento Interno e obstruía a sessão.
***
Fabrício Machado é reeleito no comando do PV capixaba
O secretário executivo do Consórcio Brasil Verde, Fabrício Machado, foi reeleito para mais um mandato de dois anos no comando do Partido Verde no Estado. A recondução ocorreu na convenção estadual da legenda, na semana passada, que foi online e contou com a presença de dirigentes nacionais do PV.
A nova executiva também conta com três vereadores na composição: César Lucas (Cariacica) assume a vice-presidência; Luiz Paulo Amorim (Vitória), a Secretaria de Relações Institucionais; e Stefano Andrade (Serra) que estará à frente da Secretaria de Administração.
De acordo com a assessoria do PV, o foco da gestão será a construção de uma chapa competitiva para as eleições de deputado estadual e federal. Hoje, o PV faz parte de uma federação com o PT e o PCdoB e deve definir, até o ano que vem, se permanecerá federado.
***
Pioneiro da gestão de crises no Brasil assina prefácio de livro de marqueteiro do ES
O jornalista e consultor de crises Mario Rosa vai assinar o prefácio do livro “Campanhas, Casos & Cases”, que o marqueteiro capixaba Fernando Carreiro lança nesta segunda-feira (7), na livraria Leitura do Shopping Vitória, a partir das 19 horas.
Autor de quatro livros sobre comunicação e reputação, Mario Rosa auxiliou, em crises de imagem, muitas corporações, como a CBF, Ambev, OAS, Camargo Corrêa, Grupo Cassino, entre outras.
Na política, foi consultor de figuras públicas expoentes, como os presidentes da República Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, além de Renan Calheiros, quando este exercia a presidência do Congresso Nacional.
No prefácio, Rosa destaca a forma “didática, instigante e provocativa” com que Carreiro passeia pelo que viu e viveu em sua trajetória. O marqueteiro expõe estratégias consagradas em campanhas eleitorais e os equívocos que levaram a grandes derrotas de candidatos, além de revelar diálogos, artimanhas e situações espinhosas.
“É claro que conto aquilo que pode ser falado. O ‘não-dito’, por sua vez, é o que mais importa na política, e ele está muito claro nas entrelinhas para que possa ser lido pelo leitor”, garante Carreiro, com certo suspense.
***
Dia do Jornalista
Por iniciativa do vereador Aylton Dadalto (Republicanos), a Câmara de Vitória faz nesta segunda-feira (07) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista.
O evento está marcado para as 19 horas e 53 profissionais de Comunicação, que atuam em diversos veículos, empresas e instituições, serão homenageados – entre eles, profissionais da Rede Vitória.
O vereador justificou a homenagem afirmando que o jornalista desempenha papel fundamental na sociedade ao levar informações aos cidadãos e que é essencial na defesa da democracia e da liberdade de expressão.
***
Dia do Jornalista II
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou o “Relatório sobre violações à liberdade de expressão 2024” que constatou que a imprensa brasileira foi alvo de ataques a cada cinco dias, no ano passado.
Foram 72 casos de violência não letal, atingindo ao menos 84 jornalistas. Ainda assim, o número representa uma queda de 54% dos casos e de 96% das agressões físicas com registro em 2023, de acordo com o Portal dos Jornalistas.
As agressões físicas ocorreram, principalmente, em coberturas políticas (43%). No ambiente virtual, os ataques aumentaram. Foram 703.928 registros, principalmente na plataforma “X” (antigo Twitter) – um aumento de 1.235% com relação a 2023.
***
Sinais…
Ontem (domingo, 6), não foi dia de TBT, mas o ex-governador Paulo Hartung (sem partido, por enquanto) publicou uma foto, na verdade, um santinho, da campanha eleitoral de 1982 em seu perfil no Instagram.
A imagem traz a foto de um jovem Hartung – de cabelo e barba escuros – em uma campanha casada: Hartung era candidato a deputado estadual, com o número 5177, e Gerson Camata era o candidato a governador do Estado.
Os dois foram eleitos e assumiram em 1983, sendo que Hartung, aos 25 anos, foi o mais jovem parlamentar a ocupar a Assembleia Legislativa.
Foi o início de sua trajetória política. De lá para cá, Hartung exerceu os cargos de deputado federal, prefeito de Vitória, senador e governador do Estado por três vezes.
Sem partido desde 2018, Hartung deve se filiar ao PSD no próximo dia 26 de maio e é cotado para disputar o governo do Estado, o Senado Federal ou compor uma chapa presidencial.
O motivo do santinho com mais de quatro décadas ter sido postado ontem? Só Deus e Hartung sabem!
LEIA TAMBÉM:
Ponte na debandada de prefeitos, Hudson Leal também deve deixar o Republicanos
Disputa silenciosa e impasse: quem assumirá o comando do PSB capixaba?