João Coser / crédito: Lucas Costa/Ales
João Coser / crédito: Lucas Costa/Ales

Coser de volta à Ales

Após uma licença de quatro meses para se dedicar à campanha eleitoral, o deputado estadual João Coser (PT) está de volta à Assembleia. Ele reassume o mandato na próxima segunda-feira (04) e já participa da sessão ordinária, pela tarde.

Coser disputou a Prefeitura de Vitória e ficou em segundo lugar, sendo derrotado ainda no primeiro turno pelo atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que foi reeleito.

Durante seu afastamento, o suplente Julinho da Fetaes (PT) ocupou a cadeira de deputado e, após uma resolução da Assembleia, passou a ocupar também o posto de 1º secretário da Mesa Diretora e a cadeira nas comissões de Finanças, Agricultura e Direitos Humanos – as mesmas ocupadas por Coser.

“Foi um período de muito trabalho e de muito aprendizado. Tive a oportunidade de estreitar laços e aprofundar o diálogo com vários grupos. Apresentei indicações parlamentares e projetos de lei que refletem os interesses da população capixaba”, disse Julinho.

Já Coser disse que volta animado. “Reassumirei meu mandato, meu cargo de 1º secretário da Mesa Diretora e as comissões das quais faço parte. Vou me dedicar integralmente à política estadual, concentrando minha capacidade de articulação, de diálogo e minha experiência para a formulação de políticas de melhorias da vida do povo capixaba e do desenvolvimento de todo Espírito Santo.”

***

Suplente com os mesmos direitos

Júlio da Fetaes / crédito: Ales

Em setembro, a Assembleia aprovou a resolução 10.313 que, entre outras coisas, equipara os direitos dos suplentes aos titulares no que diz respeito às funções no parlamento.

O 10º parágrafo do artigo 6º diz que “o suplente, ao assumir o mandato de deputado, exercerá as funções do titular nas comissões permanentes e temporárias.”

Até então, segundo a assessoria da Ales, o regimento era omisso com relação ao suplente e a regra passou a valer com a chegada de Julinho da Fetaes para a cadeira de João Coser, que se licenciou para concorrer à Prefeitura de Vitória.

“Foi uma adequação à nova realidade, pois não tinha uma situação dessa anteriormente. Foi uma forma de não prejudicar a composição e os trabalhos das comissões e também de facilitar e valorizar a atuação dos suplentes ao assumirem o mandato”, disse a assessoria da Assembleia.

***

Nova data para posse do governador

Sede do Poder Legislativo

A Resolução 10.313 também fez uma adequação à Emenda Constitucional 111, de setembro de 2021, que alterou a data de posse dos mandatos do presidente da República e do vice e também dos governadores de Estado e de seus respectivos vices.

A partir de 2027, a posse do presidente da República será no dia 5 de janeiro e dos governadores, no dia 6. A resolução traz essa adequação no artigo 7º: “O governador e o vice-governador do Estado tomarão posse no dia 6 de janeiro do ano subsequente ao da eleição, em sessão solene na Assembleia Legislativa, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e Estadual, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense.” (NR)

A Constituição de 1988 previa que tanto o presidente quanto os governadores tomassem posse no dia 1º de janeiro, porém, sendo na mesma data, havia a dificuldade de governadores estarem presentes na cerimônia de posse do presidente.

Além disso, as festividades do Réveillon também impediam a participação popular e de chefes de Estado de outros países de comparecerem ao evento de posse principalmente do presidente.

***

Capixabas coletam assinatura para a recriação do PTB

Dejalma, Ademar e Tenório querem recriar PTB

Após dar uma guinada à extrema-direita, passar por momentos turbulentos sob o comando do ex-deputado Roberto Jefferson e ver o seu fim na fusão com o Patriota, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) está prestes a ser recriado. Dessa vez nos mesmos moldes do passado, quando abrigou os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

O TSE já deu o aval para a coleta de assinaturas – para ser criado ou recriado, um partido precisa ter apoio popular, conferido por meio de 500 mil assinaturas, divididas por todo o território nacional.

Nacionalmente, quem está à frente da recriação do partido é o ex-deputado Vivaldo Barbosa. Já no Estado, a coleta de assinaturas está por conta de quatro lideranças: o ex-vereador de Vila Velha Tenório Merlo; o ex-vereador de Vitória Ademar Rocha; o presidente do Conselho do Vitória Futebol Clube, Antônio Perovano, e pelo ex-presidente estadual do Avante Dejalma Merlo.

“Nosso compromisso é reavivar o espírito trabalhista e avançar nas conquistas sociais e econômicas do País”, disse Tenório, relembrando que o partido teve, historicamente, participação importante na criação do Ministério do Trabalho e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

***

Almoço da governabilidade

Theodorico, Ricardo e vereadores em almoço

O prefeito eleito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), promoveu um almoço com os vereadores da atual legislatura e os eleitos para a próxima para tratar de projetos importantes para o município e assegurar a continuidade dos investimentos na região.

Para legitimar seu compromisso, Theodorico levou seu filho, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). “Estamos aqui para garantir que a cidade receba o suporte necessário para que projetos fundamentais possam avançar. A parceria com a nova administração é essencial para o desenvolvimento de Cachoeiro”, disse Ricardo.

A presença do vice-governador foi importante porque Theodorico não foi apoiado pelo governador Renato Casagrande (PSB) – que apoiou Lorena Vasquez (PSB), sua correligionária e nome apoiado pelo atual prefeito, Victor Coelho (PSB) – e havia a dúvida se teria o apoio do Palácio Anchieta após a eleição.

Theodorico também disse que irá priorizar o diálogo com os parlamentares. “Todos os vereadores terão a mesma atenção e, para isso, criaremos a ‘Sala do Vereador’ ao lado do meu gabinete, facilitando o acesso e a comunicação com o prefeito”, explicou.

***

Após reeleição, prefeito lança livro

Capa do livro

O prefeito reeleito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, marcou para o próximo dia 13 o lançamento de sua biografia “Obstinado”, escrita pelo jornalista José Caldas da Costa.

“Meu objetivo é, com minha história, inspirar os mais jovens a abraçarem a causa política com propósito”, diz Enivaldo que, além da experiência de prefeito, já foi deputado estadual e também conselheiro do Tribunal de Contas.

O lançamento da obra, que já está pronta há três anos, será às 20h no Clube Rei Pelé, em Barra de São Francisco.

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.