Um dos principais nomes do PT no Espírito Santo, João Coser confirmou à reportagem do Folha Vitória que será candidato a deputado estadual nas próximas eleições. Entretanto, o petista deixou claro que os planos podem mudar até 2022, já que o foco do partido é a eleição para presidente da República, e todas as definições estaduais para o ano que vem serão construídas em torno do cenário nacional.
“Eu sou candidato a deputado estadual. Essa é a minha decisão hoje. Mas se por alguma razão o partido a nível nacional ou estadual decidir que eu tenho que assumir qualquer outra tarefa, qualquer mesmo, estou à disposição. Eu não tenho dificuldade de enfrentar uma campanha majoritária se isso ajudar no nosso projeto nacional, não me nego a nenhuma tarefa se for um pedido do Lula”, afirmou Coser.
Há 40 anos no partido, o ex-prefeito de Vitória estava afastado da política e mais inclinado ao distanciamento da vida pública quando aceitou o pedido do ex-presidente para concorrer à Prefeitura de Vitória, no ano passado. O desejo de concorrer a uma cadeira na Ales, inclusive, tem a ver com a preferência de Coser a ficar mais próximo da Capital.
O ex-prefeito não descarta concorrer à prefeitura novamente. “Eu vou ficar observando o cenário. Lógico que se o partido vencer as eleições para presidente é possível que a gente volte com muita força, mas não estou candidato a prefeito, e sim a deputado. Mas tenho que ser honesto, não abro mão de discutir isso. Vitória continuará na bússola do partido. Nós continuaremos olhando com carinho para a cidade”, afirmou.
Contarato
O senador Fabiano Contarato (PT) está de malas prontas para deixar a Rede. Segundo o senador, ainda não há decisão sobre o novo partido. Lideranças próximas ao parlamentar indicaram que há negociações avançadas com partidos de centro esquerda e esquerda, principalmente com o PT. Nomes importantes da legenda, como João Coser e Helder Salomão, confirmaram as negociações.
“Conversei mais de uma vez com o Contarato, estou muito otimista com a possibilidade de ele vir para o partido. Acredito que o coração dele já está aqui, falta só uma decisão pragmática. Fiquei muito encantado com as reflexões que ele faz, a convivência dele com os nossos senadores é muito boa. É muito respeitado e querido por eles”, ressaltou Coser.
Sobre o papel do senador em 2022, caso ele siga para o PT, Coser adiantou que o parlamentar se mostrou disposto a cumprir qualquer tarefa. “Se for dada a ele a tarefa de ser candidato ao governo ele tem disposição, tem vontade, está totalmente preparado, ele quer ajudar a construir um projeto para o Espírito Santo, sendo ou não candidato. Se for possível ser candidato, melhor ainda”, completou.
Helder Salomão também fez elogios ao senador e apoia a filiação dele ao partido. “O Contarato é uma liderança importante, um senador respeitado, coerente, vejo com bons olhos. Acho que ele é uma liderança política com bom trânsito em vários partidos, em vários segmentos da sociedade, tem feito um mandato importante e tenho muito respeito pela liderança política dele. Vamos aguardar pra ver quais serão os próximos passos”, afirmou.