Em meio à crise interna e a guerra declarada entre o ex-prefeito de Vitória João Coser e a senadora Ana Rita, o petista venceu o primeiro confronto que os dois travam dentro do partido. Coser, como já era esperado, foi eleito neste domingo para assumir o comando do PT capixaba, cargo que ele disputa com a senadora e também com o subsecretário de Direitos Humanos, Perly Cipriano.
Com o partido nas mãos, Coser ganha ainda mais fôlego para brigar para ser o candidato do PT ao Senado nas eleições do ano que vem. A vaga também é pleiteada com unhas e dentes por Ana Rita, que já declarou não vai abrir mão de disputar a reeleição. Segundo a senadora, ela tem preferência por já estar com o mandato.
No entanto, correntes do partido não pensam da mesma forma e acreditam que a colega não tem a mesma força do ex-prefeito com o eleitorado capixaba. Lideranças do próprio PT já declararam que Ana Rita não foi testada nas urnas, já que, como suplente, ganhou de presente o posto após o então senador Renato Casagrande deixar a Casa para se tornar o governador do Estado.
A briga entre os dois já extrapolou os bastidores e as dependências do partido. Coser e Ana Rita já vem há algum tempo se alfinetando pela imprensa. E a troca de farpas inclui também o presidente da sigla, José Roberto Dudé, um dos principais aliados do ex-prefeito e que não esconde o desejo de vê-lo no Senado.
Ao perder a disputa pela presidência, Ana Rita agora vai ter que trabalhar em dobro para convencer os demais pares de que é a melhor opção para representar o partido no Congresso. A tarefa não vai ser fácil. Embora tenha perdido a primeira batalha, a guerra continua…