Política

CPI do Pó Preto na Assembleia divulga relatório final nesta quarta-feira

Presidente da CPI do Pó Preto, Rafael Favatto, afirmou que os trabalhos da comissão beneficiaram a população do Estado. Ele destacou também que investimentos empresariasi devem ser cumpridos

Deputados divulgam resultado da CPI do Pó Preto Foto: Estadão Conteúdo

Está marcada para esta quarta-feira (7) a divulgação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do Pó Preto. A leitura do documento será aberta ao público. A apresentação do relatório já havia sido adiada por duas vezes

O presidente da CPI do Pó Preto, deputado Rafael Favatto (PEN), afirmou que os trabalhos da comissão beneficiaram a população do Estado.

“Acredito que o resultado do nosso trabalho será um diferencial para os capixabas. Nós conseguimos, por exemplo, que as empresas Vale, Arcelor e Samarco, declarasse investimento nos valores aproximados de R$ 300 milhões até 2020 em seus pátios para diminuir a quantidade de particulados emanados no ar”, explicou Favatto.

O parlamentar destacou ainda que os investimentos apontados pelas empresas nas audiências deverão ser cumpridos.

“O valor que as empresas prometeram nem seus depoimentos terão que ser cumpridos. As declarações foram feitas por seus diretores nacionais e isso está documentado, portanto, é uma promessa que vai ter que sair do papel”.

Durante os 180 dias de trabalhos da CPI do Pó Preto foram realizadas dezenove sessões ordinárias e cinco extraordinárias. Três visitas técnicas (Vale, Arcelor e Samarco) e cinco audiências públicas (Vitória, Vila Velha, Anchieta, Serra e Cariacica). Foram 51 depoimentos colhidos.

O presidente da CPI do Pó Preto explicou que embora o relatório seja lido, os trabalhos de fiscalização não serão encerrados.

“Vamos continuar cobrando respostas das empresas e os órgãos competentes através a Comissão de Meio Ambiente e Proteção aos Animais. Engana-se quem pensa que nós vamos esquecer o Pó Preto. E se preciso for, ainda nesta legislatura, a gente reabre a CPI”, finalizou ele.

Participaram da CPI do Pó Preto os seguintes membros: Rafael Favatto, presidente; Erick Musso (PP), vice-presidente; Dary Pagung (PRP), relator, Gilsinho Lopes (PR) e Euclério Sampaio (PDT).