Política

Da Vitória vai liderar a bancada federal capixaba pelo 7º ano consecutivo

Deputado federal foi escolhido de forma unânime pelos parlamentares do Estado

Da Vitória, coordenador da bancada federal capixaba (foto: divulgação)
Da Vitória, coordenador da bancada federal capixaba (foto: divulgação)


O deputado federal Josias da Vitória (PP) vai coordenar a bancada federal capixaba pelo sétimo ano consecutivo. O parlamentar teve o apoio unânime dos nove deputados e três senadores que representam os capixabas no Congresso Nacional.

Da Vitória está à frente da bancada desde 2019, quando assumiu o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. A escolha do coordenador é realizada anualmente e, desde então, Da Vitória tem sido reconduzido ao cargo.

A indicação de Da Vitória para atuar como coordenador nesse ano ocorreu nesta semana, quando ele conseguiu juntar as assinaturas de apoio dos colegas. “Fico muito agradecido aos deputados e senadores pelo apoio e pela escolha para seguir na coordenação neste ano”, disse Da Vitória, em nota enviada à coluna De Olho no Poder.

Membros da bancada já comentaram com a coluna que uma das principais características de Da Vitória é conseguir dispensar tratamento isonômico para os membros da bancada, independentemente do perfil político e ideológico de cada um.

Sempre tenho dito que quando o assunto é a defesa do Espírito Santo, todos os parlamentares capixabas estão unidos, independente do partido, da corrente ideológica. E isso faz com que nosso Estado avance tanto em obras, como foi o Contorno do Mestre Álvaro, que contou com mais de 70% dos recursos destinados por emenda da bancada, quanto na pauta legislativa, como foi a renovação dos incentivos fiscais até 2032”, destacou Da Vitória.

Bancada federal capixaba reunida (foto: divulgação)

Como coordenador da bancada, Da Vitória pode apresentar emendas junto à Comissão Mista de Orçamento e tem prerrogativas de representação na apreciação e votação de relatórios, incluindo o remanejamento de recursos e a apresentação de destaques (emendas). Além de ter um trânsito mais livre em outros Poderes, como por exemplo, com os ministros do governo federal.

LEIA TAMBÉM:

Quem herdará a 2ª vaga do Senado no grupo do governador?

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.