O vereador de Vitória Davi Esmael (PSB) foi empossado como presidente da Câmara de Vereadores, em sessão especial, na manhã desta terça-feira (05). Davi responderá interinamente até a posse do vereador Namy Chequer (PCdoB), no ano que vem. Namy foi eleito presidente na última sexta-feira (01).
Também nesta terça-feira, Virgínia Brandão (PPS) foi empossada como vereadora suplente na vaga de Fabrício Gandini (PPS), que se licencia a partir desta data. Gandini licenciou-se para dedicar à campanha eleitoral. Ele concorre como vice na chapa de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).
“Estou passando a presidência para alguém de total confiança, que demonstrou lealdade e muita vontade de exercer a vereança. O vereador Davi Esmael é um dos mais atuantes desta Casa”.
Segundo Gandini, o licenciamento do cargo representa uma decisão pessoal. “Me licencio porque não acho compatível com o processo eleitoral, e não quero que ninguém confunda isso. Foi uma decisão pessoal, para que eu possa, nesses dois meses, me dedicar exclusivamente à campanha”.
Posse
Ao ser empossado, Davi Esmael agradeceu à Deus e aos colegas vereadores pela oportunidade. “Quero agradecer particularmente a Fabrício Gandini, que foi um parlamentar corajoso. Vocês não fazem ideia de como foi árduo lutar contra certos benefícios. Esta é uma Câmara que sai fortalecida pelo trabalho desta gestão, pois se alguns vereadores colocam seus nomes à disposição, significa que a população tem aprovado nosso trabalho”.
Virgínia de Sousa Lemos Soares Brandão, que assume como primeira suplente durante licenciamento do Gandini, traz a bandeira da proteção dos animais. “Hoje nós, da causa animal, temos motivo para grande alegria por estarmos entrando no parlamento pela porta da frente. Temos a missão de levar a voz dos animais para esta Casa de Leis”.
A vereadora relatou a história da Sociedade Protetora de Animais do Espírito Santo (Sopaes), da qual é uma das fundadoras. “A vida dos animais não pode mais ser sacrificada nas ruas. O Estado tem obrigação de proteger os animais. Queremos levar a efeito um trabalho que fique para nossos filhos e netos”, afirma.
Durante a sessão, Gandini distribuiu a primeira edição do Câmara Notícias, uma publicação institucional com o balanço dos trabalhos parlamentares nesses dois últimos anos.
Estiveram presentes na sessão os vereadores: Davi Esmael (PSB); Fabrício Gandini (PPS); Luisinho Coutinho (Solidariedade); Luiz Emanuel (PSDB); Max da Mata (PSB); Namy Chequer (PCdoB); Neuzinha de Oliveira (Solidariedade).
Wanderlei é reeleito na Câmara de Guarapari
A Câmara de Guarapari também antecipou a eleição da Mesa Diretora e, em votação secreta, a chapa do atual presidente Wanderlei Astori foi eleita por 09 votos a 07. Um dos votos foi anulado, pois a cédula foi dobrada antes de ser inserida na urna, o que vai contra as regras da eleição.
A chapa que perdeu a eleição era composta por Anselmo, Fernanda, Gedson, Thiago e Jorge Figueiredo. Já a vencedora conta com os vereadores Wanderlei, Jorge Ramos, Paulina, Germano e Oziel.
A nova chapa assume a Mesa Diretora no dia 1º de janeiro. A eleição foi antecipada por vontade do presidente da Casa.