A entrevistada desta semana no programa De Olho no Poder com Fabi Tostes é a Ádila Damiani, secretária de Relações Institucionais da Transparência Capixaba. Em agosto, a profissional vai assumir como secretária-geral da Organização Não Governamental (ONG).
No programa desta quinta-feira (21), que vai ao ar às 16h na Pan News Vitória (90.5 FM), falou como é possível, através dos portais de transparência, verificar se recurso público está sendo bem utilizado. Segundo ela, o cidadão pode fazer essa avaliacao pelo portal.
Ádila explicou um pouco sobre como funciona oe ranking de transparencia, que a ONG fez com relação às prefeituras, avaliando portais de transparencia do órgão. Ela também explica sobre o que o eleitor deve observar para escolher candidato nas próximas eleições.
>> PARA OUVIR: baixe o app da JP News Vitória (disponível para Android e iOS) ou pelo link https://jovempan.com.br/afiliada/vitoria-news.
Dentre os assuntos abordados no programa, Ádila também explica que, as pefeituras que receberam as piores notas no ranking, foi por conta da baixa partcipação popular. Ela fala que, quanto mais cidadãos cobrarem, mais a prefeitura vai ser obrigada a emitir os dados, a publicar.
Saiba mais sobre a colunista do Folha Vitória
A jornalista Fabiana Tostes é graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.
Fabi, como é conhecida, é natural de São Paulo, mas adotou o Espírito Santo em 1998, quando começou a cursar Jornalismo na Ufes. Formada desde 2002, foi repórter policial e investigativa durante os anos em que o Estado estava dominado pelo crime organizado. Atuou em diversas coberturas, como a do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, em 2003.
Em 2011, Fabiana começou a atuar na cobertura do jornalismo político, primeiro como redatora e editora, cobrindo diversos temas, entre eles as eleições de 2012 e 2014.
LEIA TAMBÉM: >> COLUNA | De Olho no Poder, com Fabiana Tostes