Não é de hoje que as redes sociais se tornaram a principal ferramenta de comunicação e conexão entre as pessoas.
Atentos a esse fenômeno, políticos e demais agentes públicos do Espírito Santo têm apostado cada vez mais em conteúdos que os aproximem de seus admiradores que, nas redes, são chamados de seguidores.
Exemplo disso são os vídeos descontraídos publicados por nomes como Marcelo Santos (Podemos), deputado estadual com seis mandatos consecutivos e atual presidente da Assembleia Legislativa (Ales).
Não é raro se deparar, nos perfis que o parlamentar mantém no Facebook, Instagram e no TikTok, com publicações em que ele aparece coreografando as principais “dancinhas” do momento ou reproduzindo algum meme que viralizou.
No último dia 12, por exemplo, uma sexta-feira, Marcelo publicou um vídeo em que surge celebrando o “sextou” tão aguardado ao longo da semana. O termo, inclusive, é um dos mais usados na internet, especialmente por quem não trabalha durante o fim de semana.
Ao som de “Joga a bundinha”, o parlamentar, acompanhado por seus assessores, coloca para jogo todo o seu gingado.
É importante destacar, entretanto, que apesar da descontração e do clima divertido apresentado em parte do conteúdo publicado nas redes sociais do deputado, a maioria de suas postagens são relacionadas às entregas de seu mandato e às agendas institucionais que ele cumpre com outros políticos e representantes dos demais poderes.
Exemplo disso é que antes do “sextou” com direito à coreografia e rebolado, Marcelo publicou imagens de um encontro com diversos representantes das forças de segurança de cidades da Grande Vitória, cujo teor da reunião seria a busca por melhorias na área da Segurança Pública. Veja a publicação abaixo:
O olhar atento para as novidades oriundas das redes é algo que o deputado diz exercitar desde sempre, buscando modernizar a sua perspectiva de acordo com as ferramentas de comunicação que vão surgindo.
“Sempre gostei muito de novas tecnologias, de acompanhar o que é tendência e sempre estive em diversas redes sociais, desde o Orkut, Twitter, Facebook, Instagram e Tik Tok. Com o aumento na adesão das pessoas nas redes, fui modernizando a forma de me relacionar com meus seguidores”, conta Marcelo.
Capacitação da equipe e aposta em linguagem mais jovem
Com o retorno positivo de suas publicações, até pouco tempo não muito usuais para um político de perfil tradicional, Marcelo decidiu apostar no treinamento da equipe que gerencia suas redes e investir em uma linguagem apontada por ele como mais jovem e menos burocrática.
“Capacitei e ampliei a equipe que administra, junto comigo, minhas redes sociais para chegar onde chegamos hoje. Com o tempo, fui percebendo que essa linguagem mais jovem, desburocratizando os conteúdos que publicamos nas nossas redes, facilitou o entendimento da audiência e aumentou até o engajamento”, pontua.
Oficialmente o deputado das “dancinhas”
A repercussão do conteúdo descontraído postado pelo parlamentar em suas redes já lhe rendeu alguns “causos” e o alçou ao posto de “deputado das dancinhas”.
Marcelo, frisando, mais uma vez, que há uma separação considerada por ele muito importante entre os momentos de descontração e as horas de trabalho, bem como a responsabilidade inerente ao seu cargo, diz que já foi até mesmo reconhecido nas ruas por conta de suas famosas performances nas redes.
“Me lembro que uma vez estava em Itaguaçu aguardando a chegada do governador para uma solenidade e passaram uns adolescentes que, quando me viram, voltaram para perguntar se eu era o “deputado das dancinhas”. Fiquei impressionado com a força das redes sociais e como a conversa na linguagem correta nos faz atingir públicos diferentes todos os dias, dando essa sensação de pertencimento nas pessoas que me seguem”, disse.
Quem disse que deputado conservador também não faz “dancinha”?
Conhecido por fazer parte da ala dos conservadores na Ales, o deputado Vandinho Leite (PSDB) parece ter se rendido também ao fenômeno das dancinhas nas redes sociais e dos memes como forma de comunicação entre os seguidores.
Se até o ano passado, nas redes sociais do deputado, só se via postagens relacionadas a entregas do mandato ou voltadas para críticas à atual gestão da Serra, município considerado um dos seus principais redutos eleitorais, atualmente é bem comum encontrar publicações em que um tímido e ainda pouco “malemolente” Vandinho surge improvisando alguns passos de dança.
E faz isso tanto para celebrar alguma conquista junto ao governo ou apenas para comemorar o famoso e já citado “sextou”. Veja o vídeo abaixo:
“As redes sociais são, hoje, uma ferramenta fundamental para comunicação com a população. Toda semana, eu, a equipe e nossos seguidores propomos temas e trends que estão em alta. Avaliamos e colocamos em prática. Tentamos sempre trazer conteúdos interativos e dinâmicos, que ajudem a passar para os nossos eleitores as ações do nosso mandato, afinal, essa é a linguagem das redes. Nosso objetivo é sempre de uma construção participativa”, afirma Vandinho, ao explicar sua adesão a conteúdos mais descontraídos nas redes.
O coronel bom de fogão e de redes
Acostumado a elaborar estratégias e a viver momentos de tensão no combate à violência e à criminalidade, o hoje secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, que nas eleições gerais do ano passado concorreu ao cargo de deputado federal pelo Podemos, tem se lançado a outros desafios, entre eles o de se arriscar no preparo dos mais diversos e complexos pratos da culinária capixaba e, também, nacional, em vídeos que são publicados nos perfis que ele mantém no Instagram e no Tik Tok.
As publicações em que o secretário aparece “enfrentando” o fogão, considerado por boa parte das pessoas um dos principais vilões do dia a dia, são sucesso de audiência, especialmente no Instagram, rede social em que Ramalho soma mais de 32 mil seguidores.
Um dos vídeos mais badalados e comentados de Ramalho se arriscando na cozinha é o em que ele aparece reproduzindo um famoso pratão da culinária goumert, feito à base de frutos do mar.
A publicação recebeu mais 3 mil curtidas e centenas de comentários, além de ter sido compartilhada por diversas vezes. O secretário não só preparou o prato diante do olhar atento e faminto de seus seguidores, como também sorteou a iguaria para um seguidor felizardo, que teve o privilégio de receber a comida em casa, entregue pelo próprio cozinheiro (coronel).
Veja abaixo o vídeo de Ramalho preparando um de seus pratos de maior sucesso nas redes:
Publicações ajudam a humanizar a imagem de “durão” e criam proximidade com as pessoas, avalia secretário
Na visão de Ramalho, por conta das situações que precisam lidar no cotidiano, os policiais acabam ficando, segundo ele, com uma “imagem muito carregada”, uma vez que na maioria das vezes as interações com o público acabam sendo mais voltadas para operações e pelo trabalho que a polícia que a realizada no combate ao crime.
“O nosso dia a dia é muito pesado. As interações com a comunidade, pela função que a gente ocupa, acabam sendo muito na linha das operações que a gente tenta fazer para levar segurança à sociedade capixaba, como uma forma de prestar conta da nossa atividade enquanto servidores públicos. Por outro lado, quando estamos em casa, mais relaxado, dá para ter esse tipo de ideia (publicar vídeos cozinhando)”, ressalta Ramalho.
Em outro trecho da conversa com a reportagem, Ramalho contou que seu interesse pela culinária começou ainda na infância, quando, vez ou outra, ajuda sua mãe na cozinha. “Eu ficava sempre muito atento ao que ela fazia”, entrega.
Ainda segundo o coronel e também secretário de Estado, é no fim de semana, quando está menos atarefado com as agendas oficiais, que ele aproveita para exercitar o seu lado chefe de cozinha e “influencer” de culinária nas redes sociais.
Por fim, Ramalho comenta o sucesso de seu “camarão internacional”, prato que lhe rendeu muitas interações nas redes sociais e que ele sorteou entre os seus seguidores.
“No último vídeo que fizemos, o do camarão internacional, estávamos copiando o prato de um restaurante famoso, a partir de receitas disponíveis na internet. Como sou exagerado, acabei fazendo um prato maior. Daí que veio a ideia de sortear parte do prato entre os seguidores. Todo mundo entrou na brincadeira e o retorno foi fantástico.”
“Proximidade é valorizada e utilizada como estratégia de comunicação”, diz especialista
Para a consultora de comunicação estratégica e branding Margô Devos, as redes sociais transformaram a maneira como nos relacionamos com as pessoas públicas, que anteriormente tinham sua imagem construída por fragmentos de informações divulgadas pela imprensa.
Conforme a especialista, a partir das redes e dos conteúdos nelas publicados, é possível ter acesso à rotina “desses indivíduos e conhecer um pouco mais sobre suas vidas pessoais”.
“Essa proximidade é valorizada e utilizada como estratégia de comunicação, pois ao mostrar o lado humano, é possível despertar a identificação e confiança do público, aplicando a nossa narrativa ideal”, destaca.
Ela ainda acrescenta que: “Os perfis nas redes sociais têm a nossa curadoria e, nesse ambiente, podemos controlar a percepção que as pessoas têm de nós. O arsenal de conteúdo é vasto: memes, fotos da rotina, da família, dos pets (sempre um sucesso), vídeos caseiros – quanto mais desprovidos de produção, melhor”.
Em outro ponto de sua análise a especialista ainda pontua que o conteúdo publicado nas redes sociais por figuras públicas também podem ser usados como “uma grande oportunidade para defender causas, assumir vulnerabilidades e mostrar uma vida de acordo com os princípios que são explorados nos discursos e entrevistas”.
Margô, entretanto, destaca que é importante ter cautela na seleção do conteúdo a ser compartilhado, buscando coerência entre a imagem que se quer transmitir e quem se é na vida real.
“Criar um personagem para as redes sociais que não condiz com a realidade pode causar desconfiança e frustração nos seguidores. É preciso lembrar que o que é publicado na internet pode ser facilmente confrontado no contato real com eleitores ou cidadãos. Por isso, é essencial investir tempo e cuidado na escolha das informações e imagens compartilhadas”, conclui.