Os candidatos a prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PSD), usaram a maior parte do tempo do debate promovido pela Rede Vitória na noite desta quinta-feira (20) para comparar suas gestões. Max já foi prefeito da cidade canela-verde por oito anos e Neucimar por quatro.
Perdeu o debate? Assista aqui.
No bloco temático sobre Saúde, o tucano disse que bateu recorde na quantidade de procedimentos realizados na rede de saúde e ironizou o oponente. “O senhor é o prefeito da doença”, disse para Neucimar.
Segundo Max, o candidato do PSD prometeu construir 10 Pronto-Atendimentos (PAs), mas não fez nenhum. “O PA 24 horas que ele diz que foi ele fomos nós que construímos”, disse Max Filho. “O senhor é bom de prometer, mas é muito ruim de fazer”, acrescentou, dizendo que caso seja eleito a saúde vai voltar a crescer na cidade.
Neucimar Fraga, por sua vez, rebateu Max e disse que concluiu o primeiro PA 24 horas de Vila Velha. Disse também que Max mente que deixou o local pronto, já que não teria deixado a unidade com porta, instalações elétrica e hidráulica. Fraga ainda prometeu construir, caso se eleja, unidades de saúde em São Torquato, Morada da Barra, Boa Vista e outros bairros.
No bloco das perguntas dos eleitores, Neucimar disse que a mobilidade urbana precisa ser discutida, inclusive a implantação do sistema aquaviário, tendo em vista que a cidade é rodeada pelo mar e também pela Baía de Vitória. Sobre a greve dos servidores, Max prometeu valorizar as categorias, retomar o diálogo e valorizar quem atua “na ponta”, como professores e profissionais da saúde. “Implantamos plano de carreira dos funcionários da prefeitura de Vila Velha”, afirmou Neucimar sobre seus quatro anos de mandato.
Quando o assunto foi o auxílio a dependentes químicos, Fraga relatou que a maioria é vítima da falta de emprego, fugitivos ou viciados em crack. “Vamos criar programa de abordagem de rua, fortalecer rede de abrigos e oferecer oportunidades”, prometeu, citando como exemplos abrigos, vagas no mercado de trabalho e passagem para cidades de origem. Segundo Max, em sua gestão foram construídos dois abrigos e caso seja eleito irá priorizar também políticas sociais que possam “minorar a violência”.
Perguntado por um eleitor se não havia destinado emenda parlamentar para Vila Velha, Max Filho foi enfático. “Alguém te desinformou”, disse. De acordo com o deputado federal, foram destinados recursos para a pavimentação de vias no bairro Praia dos Recifes, para o centro de zoonoses e para o Hospital Evangélico. Acusado por Neucimar de destinar menos de 10% do total de R$ 16 milhões a que tem direito como deputado, Max afirmou que a partir do ano que vem essa realidade irá mudar, por conta do apoio que tem de senadores, ministros e do presidente Michel Temer (PMDB).
No bloco temático sobre educação, Max disse que em sua gestão construiu creches com berçários e que oferecerá escolas infantis com tempo integral na cidade. “A mãe que provar ser trabalhadora vai voltar a ter o direito de ter sua criança em tempo integral”. Neucimar Fraga citou a criação das escolas multifuncionais em seu governo, afirmando que promoveu inclusão social a partir do momento em que colocou crianças com deficiência estudando junto de crianças sem deficiência.
Quando Max disse que acabou com o déficit de vagas no ensino infantil, Neucimar retrucou. Segundo ele, na época do candidato do PSDB as mães precisavam entrar na Justiça para conseguir colocar os filhos na escola.
Em segurança, houve disputa pela ‘paternidade’ da Guarda em Vila Velha. Max Filho disse que Neucimar Fraga iludiu a cidade ao achar que a guarda resolveria o problema da violência. Já o concorrente afirmou que o tucano era muito “cara de pau” em dizer que foi ele quem criou a guarda. Segundo Neucimar, Max “vivia dizendo” que o problema da segurança era do governo do Estado. O candidato do PSD disse que em sua gestão a violência declinou em 85%. “Foi a partir do nosso governo que a curva da violência começou a cair”.
Ambos os candidatos aprovaram o debate promovido pela Rede Vitória. “Foi uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem os candidatos de Vila Velha não só para os moradores, mas também moradores de outros municípios. Quero parabenizar a Rede Vitória e toda a equipe de jornalismo pela excelente ferramenta que foi esse debate para levar a informação no tempo certo para os moradores da cidade”, declarou Neucimar Fraga.
“Achei o formato interessante, deu uma dinâmica ao diálogo, e acho que a Rede Vitória está de parabéns, pois propicia ao eleitor o esclarecimento de algumas informações até distorcidas que, eventualmente, alguns candidatos colocam em suas campanhas. Acho que foi bastante esclarecedora para o eleitor fixar o seu voto e aqueles indecisos poderem fazer a sua opção”, declarou Max Filho.
O debate teve, ao todo, cinco blocos e foi transmitido pelo jornal da TV Vitória, pelo Folha Vitória e pelo Facebook do jornal online. Na segunda-feira (24), às 19h15, será a vez dos candidatos de Cariacica, Juninho (PPS) e Marcelo Santos (PMDB), debaterem na Rede Vitória. O embate de propostas estava marcado para quarta-feira (19), mas por conta do incidente com Marcelo Santos foi remarcado. Já na quarta-feira (26) será a vez dos candidatos a prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) e Amaro Neto (SD). Acompanhe!