Política

'Dei o melhor de mim', afirma Teich em pronunciamento após deixar o Ministério da Saúde

Oncologista foi escolhido para substituir Luiz Henrique Mandetta, que também deixou o cargo por divergências com o presidente

Foto: Divulgação

O oncologista e agora, ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou durante pronunciamento na tarde desta sexta-feira (15), que enquanto ocupou a pasta, desempenhou o seu melhor. Teich deixa o cargo menos de um mês de sua posse, realizada em 17 de abril. 

“A vida é feita de escolhas e eu hoje escolhi sair. Digo a vocês que dei o melhor de mim nesse período em que estive aqui”, disse. 

O ex-ministro explicou que está deixando um “plano de trabalho” pronto para ser implementado na tentativa de auxiliar equipes da federação a definir os próximos passos do combate à pandemia do novo coronavírus. “Deixo um plano pronto para auxiliar os secretários, prefeitos e governadores para tentar entender o que está acontecendo”, revelou.

Entre as medidas, Teich destaca a construção de um programa de testagem em massa. “Isso é fundamental para definir estratégias e ações. Iniciamos as visitar em cidades mais atingidas e entender o que acontece no dia a dia, na ponta”, enfatizou.

Ao fim do pronunciamento, Teich destacou que não aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro pelo cargo. “Aceitei porque eu achei que podia ajudar as pessoas. É uma honra estar aqui com pessoas que estiveram ao meu lado o tempo todo”, concluiu.

Nelson Teich foi nomeado para substituir Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS). Ele é o segundo ministro a deixar a Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. Durante o período em que permaneceu no cargo, o oncologista e o presidente Jair Bolsonaro tiveram divergências sobre as políticas de isolamento social e o tratamento de pacientes que contraíram a covid-19 com cloroquina.

*Com informações do Portal R7!

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.