Política

Deputado Almir Vieira tem mandato cassado pelo TRE por abuso de poder econômico

De acordo com a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral, o deputado recebeu recursos ilícitos da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, entidade da qual já foi presidente

Deputado Almir Vieira tem mandato cassado pelo TRE por abuso de poder econômico

O deputado estadual Almir Vieira (PRP) foi condenado de forma unânime pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) por abuso de poder econômico. A decisão foi tomada pelo TRE-ES na última quarta-feira (6) e determina que o parlamentar perca o mandato e fique inelegível pelos próximos oito anos.

De acordo com a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral, o deputado recebeu recursos ilícitos da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, entidade da qual já foi presidente, por meio da utilização de empresas de fachada e de dados de terceiros.

O valor desviado chega quase a R$ 1,5 milhão e, deste montante, pouco mais de R$ 250 mil foram repassados ao próprio parlamentar para financiar a própria campanha a deputado em 2014.

Como ainda cabe recurso da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância superior, o parlamentar pode permanecer no cargo até que o recurso seja julgado.

O deputado foi procurado para se pronunciar, mas não foi encontrado.