Foi protocolado na tarde desta segunda-feira (6) o requerimento para a criação de uma comissão externa na Câmara dos Deputados, a fim de acompanhar e buscar soluções para a crise na segurança do Espírito Santo.
Desde sexta-feira (3), familiares de policiais e bombeiros militares impedem a saída de viaturas dos batalhões. A falta do patrulhamento nas ruas ocasionou um grande aumento no número de roubos, furtos e homicídios no Estado, sobretudo na Grande Vitória.
“A Comissão tem o objetivo de estudar alternativas, propor soluções e fiscalizar as ações”, afirma Givaldo Vieira (PT-ES), deputado federal que protocolou o requerimento. Segundo ele, o pedido será reforçado junto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
“Vou ver se consigo falar com ele agora no fim da tarde, para ele comunicar os partidos e amanhã anunciar o ato da Mesa, criando rapidamente a mobilização”, diz Givaldo. Segundo ele, há possibilidade do grupo de trabalho ser criado de maneira célere. “Isso aconteceu no desastre de Mariana, cuja comissão foi criada rapidamente e começou a agir no mesmo dia”, defende.
Comissão Externa
Criado pelo presidente da Câmara dos Deputados, o órgão técnico temporário é constituído de deputados e deputadas para acompanhar assunto específico em localidade situada fora da sede da Câmara.
A comissão externa se extingue ao final do prazo fixado quando da sua criação, ou quando alcança seu objetivo principal.