Faltando menos de 24 horas para a votação secreta à presidência da Câmara dos Deputados, marcada para às 16h dessa quarta-feira (13), os parlamentares capixabas tentam definir quem irão apoiar.
Dos dez deputados federais do Espírito Santo, dois foram lançados para concorrer ao pleito: Carlos Mannato (SD) e Evair de Melo (PV).
Helder Salomão (PT) adiantou que o seu partido já definiu que não irá apoiar candidatos do grupo ligado a Eduardo Cunha (PMDB), ex-presidente da Câmara, e nem parlamentares que votaram a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Marcus Vicente (PP) e Jorge Silva (PHS) declararam apoio ao colega Mannato. Segundo o postulante ao cargo, ele está muito animado e ainda tem feito acordos, pois o dia será longo. “Devo ter apoio do meu partido e da bancada evangélica, formada por diversas siglas”, afirmou Mannato.
Outro candidato, Evair afirmou que tem conversado com os lobos solitários da Casa. “Estou indo atrás dos votos independentes e insatisfeitos, já que não sou nem da situação, nem da oposição. Sou uma terceira via”, classificou o verde.
Max Filho (PSDB) e Sergio Vidigal (PDT), por sua vez, dizem esperar definição dos partidos. “O PDT teve uma reunião hoje e terá uma outra amanhã para ver se conseguimos caminhar na unanimidade”, disse Vidigal. O mesmo irá ocorrer com o PSDB.