Antes do prazo dado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), os deputados definiram o comando das 16 comissões permanentes da Casa. As duas últimas presidências de comissões foram definidas na sessão desta quarta (10). A Comissão de Justiça permaneceu com o deputado Fabrício Gandini (Cidadania) como presidente e o vice é o deputado Vandinho Leite (PSDB). A Comissão de Cultura ficará sob o comando de Iriny Lopes (PT) e o vice é o deputado Gandini. A composição vale até janeiro de 2022.
A disputa pelo comando das comissões foi marcada por intensa articulação de bastidores, com interferência direta do Palácio Anchieta. O líder o “Blocão”, grupo formado por todos os partidos com representação na Assembleia, Dary Pagung (PSB), é também líder do governo e articulou a acomodação dos parlamentares nas comissões.
A definição dos colegiados e a escolha do presidente e vice são fundamentais para o processo legislativo, pois são esses grupos temáticos analisam os projetos que tramitam na Casa e definem se eles são pertinentes, estão dentro das normas e respeitam a Constituição. Assim, a Comissão de Justiça é considerada uma das mais importantes porque cabe a ela a análise inicial de praticamente todas as matérias do Legislativo. Outra comissão de extrema importância é a de Finanças, que analisa o Orçamento do Estado. Os dois colegiados ficaram na mão de aliados do Palácio Anchieta.
Veja abaixo quem são os presidentes das comissões da Assembleia:
Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política sobre Drogas: Presidente Danilo Bahiense (sem partido) e vice Capitão Assumção (Patriotas)
Comissão de Saúde e Saneamento: Presidente Doutor Hércules (MDB) e vice Doutor Emílio Mameri (PSDB)
Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos: Presidente Luciano Machado (PV) e vice Bruno Lamas (PSB)
Comissão de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano e Regional, de Mobilidade Urbana e de Logística: Presidente Marcelo Santos (Podemos) e vice Alexandre Xambinho (PL)
Comissão de Agricultura, de Silvicultura, de Aquicultura e Pesca, de Abastecimento e de Reforma Agrária: Presidente Janete de Sá (PMN) e vice Marcos Garcia (PV)
Comissão de Educação: Presidente Bruno Lamas (PSB) e vice Coronel Quintino (PSL)
Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas: Presidente Freitas (PSB) e vice Marcelo Santos (Podemos)
Comissão de Ciência, Tecnologia, Minas e Energia: Presidente Alexandre Xambinho (PL) e vice Janete de Sá (PMN)
Comissão de Turismo e Desporto: Presidente Carlos Von (Avante) e vice Torino Marques (PSL)
Comissão de Cooperativismo: Presidente Pastor Marcos Mansur (PSDB) e vice Doutor Hudson Leal (Republicanos)
Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado: Presidente Luiz Durão (PDT) e vice Coronel Quintino (PSL)
Corregedoria da Assembleia: Doutor Hudson Leal (Republicanos)
CPI da Sonegação: Marcelo Santos (Podemos), vice Alexandre Xambinho (PL)
Comissão de Meio Ambiente e de Proteção aos Animais: Presidente Dr. Rafael Favatto (Patriotas) e vice Bruno Lamas (PSB)
Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte: Presidente Vandinho Leite (PSDB) e vice Delegado Danilo Bahiense (sem partido)
Comissão de Assistência Social, Socioeducação, Segurança Alimentar e Nutricional: Presidente Marcos Garcia (PV) e vice Doutor Hércules (MDB)
Comissão de Constituição e Justiça, Serviço Público e Redação: Presidente Fabrício Gandini (Cidadania) e vice Vandinho Leite (PSDB)
Comissão de Cultura e Comunicação Social: Presidente Iriny Lopes (PT) e vice Fabrício Gandini (Cidadania)