Política

Desembargador é pego sem máscara e chama guarda-civil de 'analfabeto'

Caso aconteceu em Santos e magistrado ligou para o secretário de estado da Segurança de São Paulo para reclamar do agente

Foto: Reprodução Instagram
Desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira rasgou multa na frente do guarda

Um desembargador de São Paulo e uma agressão a um guarda municipal de São Paulo. Um vídeo que passou a circular nas redes sociais neste domingo (19) mostra o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira chamando um guarda municipal, em Santos, de “analfabeto” após ser abordado por não utilizar máscara de proteção enquanto caminhava pela praia.

Nas imagens, o guarda pede “por favor” que ele coloque o item de proteção —obrigatório por meio de decreto estadual desde o dia 7 de maio. Siqueira, no entanto, se recusa e afirma que “decreto não é lei”. Diante disso, o guarda desce do veículo e comunica que ele será multado.

Contrariado, o desembargador pega o celular e diz que vai ligar para Sérgio Del Bel, secretário de Segurança de Santos. Durante a suposta conversa com o secretário, ele faz questão de ressaltar o cargo que ocupa e, na sequência, diz: “Eu estou aqui com um analfabeto”.

O guarda finaliza o preenchimento do ato de infração e entrega para Siqueira, que rasga o documento, joga no chão e continua andando.

Apuração

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou que “determinou imediata instauração de procedimento de apuração dos fatos”. De acordo com informações divulgadas pela Justiça, a gravação original será requisitada e o tema analisado o mais rápido possível.

“O TJ-SP não compactua com atitudes de desrespeito às leis, regramentos administrativos ou de ofensas às pessoas. Muito pelo contrário, notadamente em momento de grave combate à pandemia instalada, segue com rigor as orientações técnicas voltadas à preservação da saúde de todos”, completou por meio de nota. 

Com informações do Portal R7