A presidente da República, Dilma Roussef (PT), sabe que tem um problemão nas mãos e, dependendo da sua decisão, vai comprar briga feia com o Espírito Santo e Rio de Janeiro na luta pelos royalties de petróleo. Nesta segunda-feira (21), o senador Ricardo Ferraço (PMDB) decidiu, por meio de uma carta, fazer novo apelo e destacar para a presidente (se é que ela ainda não sabe) alguns pontos contraditórios do projeto que retira dos cofres capixabas algo em torno de R$ 9 bilhões até 2020. A torcida é para que ela cumpra o prometido!

Articulação
Na carta enviada, o senador pede que Dilma mexa-se no Congresso para tentar uma solução para colocar fim ao impasse entre estados produtores e não produtores de petróleo. Ferraço quer que a presidente lidere a articulação desse conflito e não lave as mãos como tem feito ultimamente. O projeto, segundo ele, é uma afronta à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito.

Show e oração
Quem confirmou presença no ato público em defesa dos royalties, que acontece em Vila Velha na próxima segunda-feira (28), foi o polêmico pastor Silas Malafaia. O religioso diz que vem orar pela paz e para que os governantes desistam do projeto sobre a divisão dos royalties. Parece que o evento tem mais de 30 atrações confirmadas. O parque da Prainha vai ficar pequeno!

Clima de Natal
O folclórico vereador de Vila Velha Ozias Zizi (PRB) está se despedindo da Câmara, mas antes de deixar o Legislativo promete armar o circo no protesto dos royalties. O parlamentar vai se vestir de Papai Noel e vai levar o seguinte cartaz. “Dilma dê este presente de Natal aos capixabas. Não tire nossos royalties”. Enfim… é o vale tudo para manter os recursos!

Transparência
Na próxima quinta-feira (24), o desembargador Pedro Valls Feu Rosa vai fazer uma sessão especial no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para apresentar o balanço das ações realizadas pelo Programa de Ética e Transparência Eleitoral (Prete). Este ano o projeto ficou mais focado na educação, já que o objetivo é formar cidadãos conscientes para as eleições do ano que vem.

Nova função
Ex-presidente do Funcef Guilherme Lacerda está cotado para assumir uma das diretorias do BNDES, inclusive, com o aval da presidente da República, Dilma Roussef. O convite já foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Lacerda é um dos possíveis nomes para disputar a prefeitura de Vila Velha nas próximas eleições.