A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, votou por volta das 8h45 de hoje (26) na Escola Estadual Santos Dumont, na Vila Assunção, zona sul de Porto Alegre. Ela foi recebida com muitos aplausos e gritos de apoio de militantes. Dilma estava acompanhada do candidato à reeleição ao governo estadual, Tarso Genro, que vota no mesmo local.
Na chegada à seção eleitoral, ela tomou chimarrão de um dos mesários e comentou que estava bom. Depois de sair da cabine de votação, ela fez o sinal de positivo, mostrou o comprovante de votação e voltou a tomar mais um pouco de chimarrão.
Mais cedo, Dilma tomou café da manhã com aliados políticos no Hotel Plaza São Rafael, no centro da capital gaúcha. Em declaração à imprensa, ela avaliou que a campanha eleitoral este ano foi diferente, com muitas mudanças e reviravoltas. A presidenta lamentou a morte do candidato Eduardo Campos.
“Acho que houve momentos em que o nível [da campanha] não foi muito alto, mas eu não diria que ela inteiramente foi uma campanha em que prevaleceu o baixo nível. Acho que teve momentos lamentáveis, com o uso de formas de tratamento indevidas. Acredito que isso foi rejeitado pela população. Acho também que se teve oportunidade de confrontar opiniões e fazer o debate sadio”, disse.
A presidenta voltou a fazer um apelo para que os eleitores compareçam às urnas hoje e exerçam o direito ao voto. “Isso significa o fortalecimento da nossa democracia. É no exercício do voto que as pessoas podem externar suas opiniões e ter uma clara opção do caminho que querem que o Brasil siga no futuro. Chegamos ao final dessa campanha com dois projetos para que as pessoas pudessem escolher. Um que eu acredito que vai fazer com que o Brasil continue mudando para as pessoas crescerem”.
Voto-a-voto no Folha Vitória: Eleitor poderá acompanhar apuração por tablets e smartphones
A partir das 17 horas, o jornal Folha Vitória começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite. Para acompanhar clique aqui. O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os estados do país. Neste domingo (26), mais de 2,6 milhões de eleitores no Espírito Santo voltam às urnas para escolher o novo presidente da República. O jornalismo da Rede Vitória está de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem desde o início da votação até o fim da eleição.
Participe pelo WhatsApp do Folha!
E você pode participar e ajudar a equipe de jornalismo do Folha Vitória enviando fotos e informações do seu local de votação e também da movimentação durante todo o dia da eleição. Presenciou filas, tumultos, urnas quebradas, confusão, presença de cabos eleitorais ou sujeira nas ruas? Envie para nossa produção, que está de plantão na cobertura do processo eleitoral.
Só não vale fazer selfie nas urnas e fotos na hora de registrar o voto, até porque essa prática é considerada crime eleitoral e o eleitor que fizer isso poderá pagar multa e até ser preso.
Para participar, é bem simples: basta adicionar o número de telefone do Folha Vitória (99943-2228) na lista de contatos do seu celular e utilizar o aplicativo de mensagens WhatsApp para enviar fotos, sugestões de pautas e notícias sobre tudo que acontece no Espírito Santo.