Política

Dirceu deixa a cadeia para trabalhar em escritório de Brasília

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão do então presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que havia negado o pedido

Dirceu cumpre pena por participação no esquema do mensalão Foto: ​Divulgação

Condenado por participação no mensalão, o ex- ministro da Casa Civil José Dirceu deixou a cadeia, nesta quinta-feira (03), para trabalhar no escritório do advogado José Gerardo Grossi, em Brasília. 

Dirceu cumpre pena por participação no esquema do mensalão. Na última quarta-feira (02), ele foi transferido da penitenciária da Papuda para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), que é o estabelecimento prisional no Distrito Federal que abriga presos autorizados a trabalhar fora da cadeia. De acordo com Grossi, Dirceu trabalhará no escritório das 9 horas às 18 horas.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, Dirceu receberá R$ 2,1 mil e não poderá advogar. Além disso, em horário de almoço o ex-ministro poderá se deslocar até 100 metros do local de trabalho. Ele poderá utilizar transporte público ou particular para chegar ao local de trabalho.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão do então presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que havia negado o pedido, alegando que o ex-ministro não havia cumprido um sexto da pena.