Política

Dois novos desembargadores tomam posse no TJES

Os magistrados Sérgio Ricardo de Sousa e Raimundo Siqueira passam a compor o colegiado da Corte estadual

Foto: Divulgação/ Ascom TJES

Dois novos desembargadores tomaram posse no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) nesta quinta-feira (03). Os magistrados Sérgio Ricardo de Souza e Raimundo Siqueira Ribeiro foram empossados durante cerimônia realizada no Pleno do TJES, com a participação de autoridades do Estado e de familiares dos novos componentes do colegiado da Corte.

Sérgio Ricardo de Souza foi promovido ao cargo  atendendo ao critério de merecimento e assume a vaga antes ocupada pelo desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. 

Já Raimundo Siqueira Ribeiro teve seu nome aprovado à unanimidade, pelo critério de antiguidade, para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Ney Batista Coutinho. A escolha aconteceu em sessão realizada no dia 30 de setembro.

Saudações e discursos

A saudação aos novos integrantes do Tribunal ficou a cargo do desembargador Manoel Alves Rabelo, que ressaltou o brilhantismo na atuação profissional de ambos os empossados. 

Sérgio Ricardo fez uma fala de agradecimento às pessoas que o acompanham durante sua trajetória e membros do Tribunal.

“Estendo meus agradecimentos aos amigos que ajudaram ou torceram para a concretização dessa conquista, especialmente aqueles que cerraram fileiras em minha atuação associativa e em escolas da magistratura em nível local e nacional e aos magistrados, não só deste estado, mas de diversos ramos e graus do Poder Judiciário nacional com os quais convivi durante os vários anos em que atuei em Brasília”, enfatizou o empossado, que também fez questão de citar situação de preconceito racial que vivenciou no início da carreira, quando advogado.

O agora desembargador Raimundo Siqueira  também recordou sua trajetória e frisou sua gratidão a todas as pessoas que atravessaram sua carreira. 

“Eu, às vezes, digo que sou um homem que não sente inveja, que Deus me deu tanto que já não tenho o que querer”, confidenciou o empossado, que agradeceu a todas as funcionárias e funcionários do Tribunal, desde o diretor-geral até a pessoa mais humilde.

CONFIRA O CURRÍCULO DOS NOVOS DESEMBARGADORES:


Desembargador Sérgio Ricardo de Souza:

Graduado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, possui mestrado em Direitos e Garantias Constitucionais pelo Instituto de Ensino Superior de Vitória – IESV, doutorado em Ciências Jurídico Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino – UMSA e doutorado em Ciências Jurídico Criminais pela Universidade de Coimbra – UC. Além disso, o desembargador possui pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela UC. Foi sargento da polícia militar, integrante da polícia civil e advogado em um banco.

Tendo iniciado sua carreira na magistratura em 1994, o desembargador Sérgio Ricardo de Souza atuou como juiz de direito, diretor de fórum e juiz eleitoral por 7 anos na Comarca de Nova Venécia. E, recentemente, ocupou o cargo de juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual Privativa das Execuções Fiscais de Vitória.

Foto: Divulgação/ Ascom TJES

Desembargador Raimundo Siqueira Ribeiro

É formado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, bem como bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória, e mestre em Direito na área de Concentração Instituições Jurídico Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi advogado, professor em faculdades, colégios e em instituições como a Escola do Ministério Público e a Escola da Magistratura.

Sua carreira na magistratura foi iniciada em 1990, quando atuou como juiz de direito em distintas Varas da Capital do Estado.

No Tribunal de Justiça do Espírito Santo substituiu por diversas vezes outros desembargadores.

Também assumiu o cargo de juiz Assessor da Presidência no período de 2000 a 2001. E nos biênios de 1998/1999, 2008/2009 e 2014/2015, preencheu posto na Corregedoria como juiz corregedor.

Foto: Divulgação/ Ascom TJES

*Com informações do TJES