O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou uma foto falsa da ativista sueca, Greta Thunberg, de 16 anos. A publicação, compartilhada na última quarta-feira (25), gerou repercussão entre os usuários da rede.
Na publicação, o filho do presidente Jair Bolsonaro compartilhou uma falsa notícia de jornal, com a manchete “Menina Greta Thunberg é financiada por George Soros”, acompanhada de uma foto, onde a adolescente aparece comendo em um vagão de trem, sendo observada por crianças, aparentemente famintas, do lado de fora da janela.
Thunberg não possui nenhum vínculo conhecido com o empresário húngaro-americano George Soros. Um boato de que ela seria neta de Soros também circula nas redes e já foi desmentido.
Por ter investimentos em projetos do terceiro setor com pautas progressistas, o empresário é um dos alvos favoritos de páginas de extrema-direita, que o apontam como um dos grandes manipuladores da política internacional.
Entretanto, a foto original, sem as crianças do lado de fora do trem, foi compartilhada no perfil oficial da ativista sueca.