Foco na Educação, na preparação do empreendedor para lidar com a inovação, no diálogo com os diversos segmentos da indústria e na interiorização dos serviços. Esses são os principais pilares do programa apresentado pelo diretor do Sindicato da Indústria do Café do Estado (Sincafé) e diretor da Findes Industrial, o empresário Egídio Malanquini. Ele é candidato à presidência da Findes e concedeu entrevista à Rádio Jovem Pan News Vitória nesta quinta-feira (16).
“A educação é a base de tudo. Queremos fortalecer nossos instrumentos, como o Senai, o Ideies, para formar não apenas industriais, mas empreendedores e também cidadãos”, disse o candidato.
Malanquini também chamou a atenção para a necessidade de ter empreendedores voltados para o desenvolvimento de inovação, o que ele considera chave para o desenvolvimento da indústria. “Nada acontece sem inovação e queremos que nossas instituições de ensino tenham foco nisso. Assim poderemos modernizar a indústria do Estado”.
O empresário afirmou ainda que pretende continuar o processo de interiorização da indústria. “Esse processo mantém a mão de obra nos locais. Queremos abrir canais de comunicação em todo o Estado e criar referências em cada região, de desenvolvimento da indústria”. Ele disse ainda que percorreu o Estado em busca de ideias e ouviu empresários de diferentes locais para montar seu plano de gestão. “Pela primeira vez um candidato desenvolveu um programa de gestão com a participação da sociedade. Visitamos todas as lideranças industriais em todos os municípios do Estado”.
O candidato também exaltou a relação que tem com os sindicatos que compõem a Findes e disse que o importante é prestar serviços de qualidade para que haja cada vez mais adesão, apesar de as entidades não receberem mais a antiga contribuição sindical obrigatória.
“O importante é prestarmos bom serviços. É como em uma empresa. Se ela presta serviços de qualidade, vai ter cada vez mais clientes. Para isso vamos oferecer instrumentos de gestão para os sindicatos patronais, além de dialogar com cada setor”, disse.
A eleição na Findes acontece do dia 30 de abril. Nesta sexta será a vez de a outra candidata, a empresária Cristhine Samorini, ser entrevistada na Rádio Jovem Pan News Vitória.