Política

Saiba quanto tempo cada candidato ao governo do ES terá no horário eleitoral

O ex-governador Renato Casagrande conseguiu formar a maior coligação, com 18 partidos, e terá a maior fatia do horário eleitoral, com quase quatro minutos

Saiba quanto tempo cada candidato ao governo do ES terá no horário eleitoral
No total, serão 50 minutos por dia de propaganda eleitoral Foto: Reprodução/Internet

Começa nesta sexta-feira (31), a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Mesmo em uma das campanhas mais digitais da história, a propaganda nas mídias tradicionais é considerada por estrategistas políticos como um “divisor de águas” das campanhas.

Em busca de mais tempo no rádio e na televisão, candidatos buscaram apoio de partidos, formando as chamadas coligações. Para o governo do Espírito Santo, o candidato que conseguiu angariar mais apoio foi o ex-governador Renato Casagrande (PSB). Com uma aliança de 18 partidos, Casagrande também terá o maior tempo de televisão: três minutos e 55 segundos (Veja gráfico abaixo).

Os demais candidatos terão tempo bem inferior ao de Casagrande. A senadora Rose de Freitas (Pode) conseguiu a segunda maior aliança. Com seis partidos, o tempo de televisão de Rose será de um minuto e 38 segundos. A candidata Jackeline Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, foi a única que não formou coligação, mas pelo partido ter uma bancada razoável, de 68 deputados, na Câmara, a postulante ao Palácio Anchieta terá espaço de um minuto e 26 segundos.

O deputado federal Carlos Manato (PSL) se aliou a três partidos e acumulou um minuto e onze segundos de rádio e televisão. Aridelmo Teixeira (PDT), terá 36 segundos de espaço. O candidato com menor tempo de exposição é o advogado André Moreira (PSOL), com catorze segundos.

Leia também:
Mesmo com lei, percentual de mulheres nas eleições é o mínimo exigido

Como será?

O horário eleitoral é dividido em blocos de programas, com horários definidos, e em inserções que entram ao longo da programação das emissoras. São dois blocos por dia, cada um com 25 minutos. Na TV, o primeiro bloco começa às 13h e o segundo às 20h30. No rádio, há um bloco às 7h e outro às 12h.

As inserções de 30 segundos são distribuídas ao longo da programação das emissoras de televisão e rádios. A ordem é definida pelo TSE e a exibição precisa ocorrer dentro de três faixas de horários (5h às 11h, 11h às 18h e 18h às 24h).

Tempo de televisão por candidato

>> Renato Casagrande (PSB/PHS/PROS/PV/PSC/AVANTE/PTC/ PPS/PSDB/DEM/PDT/PP/PCdoB/PPL/DC/SOLIDARIEDADE/PRP/ PSD) 3:55;

>> Rose de Freitas (PRTB/REDE/PODE/MDB/PMN/PATRI): 1:38;

>> Jackeline Oliveira (PT): 1:26;

>> Carlos Manato (PR/PRB/PSL): 1:11;

>> Aridelmo Teixeira (PTB/PMB): 0:36;

>> André Moreira (PSOL/PCdoB): 0:14;

>> Tempo total dedicado aos candidatos ao Governo do ES: 9:00.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral-ES

Como o tempo é dividido

Foto: Arquivo/Divulgação/TSE

A propaganda para presidente da República terá duração de 12 minutos e 30 segundos, assim como a faixa reservada aos deputados federais. Para governador serão nove minutos, e mais nove minutos para deputados estaduais. Já a propaganda de senador terá sete minutos.

O tempo é dividido da seguinte forma:

>> 90% distribuídos proporcionalmente ao número de deputados eleitos;

>> 10% distribuídos igualmente entre todos os candidatos.

Candidatos à presidência

Treze candidatos à presidência fizeram o registro no TSE Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo

Os programas dos presidenciáveis irão ao ar às terças-feiras, quintas e aos sábados. O tucano Geraldo Alckmin conseguiu pegar mais da metade de todo o tempo de televisão: cinco minutos e 32 segundos no horário eleitoral.

Oito das 13 candidaturas terão direito a menos de 30 segundos por bloco do horário eleitoral. Confira o tempo de cada candidato de acordo com a ordem em que for ao ar, no primeiro dia de exibição:

1) Marina Silva (Rede/PV): 0:21

2) Cabo Daciolo (Patriota): 0:08

3) Eymael (Democracia Cristã): 0:08

4) Henrique Meirelles (MDB e PHS): 1:55

5) Ciro Gomes (PDT e Avante): 0:38

6) Guilherme Boulos (PSOL e PCdoB): 00:13

7) Geraldo Alckmin (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e SDD): 5:32

8) Vera Lúcia (PSTU): 00:05

9) Lula (PT, PCdoB e Pros): 2:23

10) João Amoêdo (Novo): 0:05;

11) Álvaro Dias, (Pode, PSC, PTC e PRP): 0:40

12) Jair Bolsonaro (PSL e PRTB): 0:08

13) João Goulart Filho (PPL): 0:05

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Com informações da Agência Brasil