São Roque do Canaã, cidade a 39 km de Colatina, vive um momento de divisão das forças políticas. Grupos históricos se fragmentaram e novos nomes surgiram, o que fez com que a polarização provavelmente não se repita.
Após a administração do ex-prefeito Marcos Guerra (PSDB), ocorreram debates sobre o futuro de São Roque. O resultado dessas conversas são pré-candidaturas de nomes que antes faziam parte da base de apoio de dois grupos políticos que polarizaram a política na cidade.
Segundo o meio político, os novos pré-candidatos surgiram pela fragmentação do grupo do atual prefeito Rubens Casotti. Desde o primeiro ano de mandato ele se distanciou das forças políticas que o apoiaram na eleição de 2016.
Outro fato que ocorreu em São Roque foi a perda de apoio, por parte do ex-prefeito Marcos Guerra, de um grupo de empresários que historicamente o acompanhou. Eles mudaram de partido e agora querem lançar candidato próprio a prefeito.
Entre os principais nomes de pré-candidatos estão o ex-prefeito Marcos Guerra, Rubens Casotti (que ainda não bateu martelo sobre a disputa), o empresário Lelo Mafioletti, o Lelo da Tita, a empresária Marcia Vulp, Genésio Barcelos e o vereador Gabriel Silvestre.