Política

Capixabas enfrentam filas para votar na Alemanha e em Lisboa

Na Alemanha, o tempo estava nublado, mas a fila dava volta no quarteirão. Alguns brasileiros gastaram mais de 3 horas para chegar ao local de votação

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Mesmo fora do Brasil, muitos brasileiros fizeram questão de ir às urnas para votar neste domingo (02). Alguns deles gastaram mais de 3 horas para chegar ao local de votação, mas mesmo assim, não abriram mão de exercer a cidadania. 

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Na cidade de Munique, na Alemanha, a capixaba Letícia Rezende de Abreu Baumann, que mora fora do Brasil desde 2009, também cumpriu seu papel e foi às urnas junto com outras brasileiras. 

Ela contou ao Folha Vitória que o tempo estava nublado, mas ainda assim a fila era grande e dava volta no quarteirão. Por conta disso, ela precisou esperar mais de uma hora para votar. 

“O tempo estava chuvoso e, mesmo assim, tinha muita gente. Vieram de várias cidades. Alguns demoraram mais de 3 horas pra chegar”, disse ela. 

A Patrícia Arruda, que também é capixaba, mora em Lisboa, em Portugal, há 1 ano. Ela fez um vídeo mostrando uma longa fila durante a manhã.  

“Um dos grandes motivos de vir foi, inclusive, a falta de esperança na política brasileira”, disse ela. 

Votações encerradas no exterior

Relatos nas redes sociais dão conta de que já foram encerradas as votações para a Presidência do Brasil em algumas cidades da Ásia, como Xangai e Tóquio, e na Oceania, como Austrália e Nova Zelândia.

Fotos que seriam de boletins de urna, afixadas na parte externa da embaixada na Nova Zelândia, por exemplo, foram coletadas por brasileiros que vivem em Wellington. De acordo com essas imagens, Lula teria vencido com margem larga de votos, seguido por Bolsonaro.

Ciro teria conseguido a terceira colocação e Simone Tebet, a quarta. O TSE só divulga oficialmente os resultados das eleições no País e no exterior depois de fechada a votação no Brasil, às 17 horas (horário de Brasília).

*Com informações do Estadão.

Leia mais:

TEMPO REAL | Eleições 2022: acompanhe tudo sobre o 1º turno

Eleições 2022: votação já começou. Veja nomes e números de candidatos no ES

Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber para o dia de votação