O resultado das urnas não foi positivo para alguns políticos capixabas. Mais de 20 candidatos que disputaram algum cargo no pleito do último domingo (02), e não foram eleitos, não terão mandatos no próximo ano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Entre os nomes estão caciques da política capixaba. Rose de Freitas (MDB), por exemplo, não conseguiu se reeleger para o Senado. Com 747.104 votos, cerca de 38,17% dos votos válidos, ela ficou em segundo lugar, atrás de Magno Malta (PL), que recebeu 821.189 votos (41,95% dos votos válidos).
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: Magno Malta é eleito senador no ES
Rose começou a vida política na década de 1970. Ativa nos movimentos populares em favor dos Direitos Humanos, ela se elegeu deputada estadual do Espírito Santo em 1982.
Quatro anos depois, Rose foi eleita para ocupar uma cadeira representando os capixabas na Câmara Federal. Ela foi uma das deputadas constituinte. Rose permaneceu no cargo na Câmara dos Deputados por seis mandados. Em 2014, foi eleita senadora pelo Espírito Santo.
Outro político que não emplacou nesta eleição foi Guerino Zanon (PSD). Em março, ele renunciou o cargo de prefeito de Linhares, no Norte do Estado, para concorrer ao governo. Ele recebeu 146.177 votos (7,03% dos votos válidos) e terminou a eleição em terceiro lugar. A única cidade em que venceu foi Linhares, onde teve 43,59% dos votos válidos.
A carreira política de Zanon começou em 1996, quando decidiu se afastar da direção das instituições de ensino onde atuava para disputar o Executivo municipal pela primeira vez. Ele já esteve à frente do Executivo Municipal por cinco mandatos.
O ex-prefeito também já exerceu o cargo de deputado estadual por duas vezes, sendo, em 2006, o parlamentar mais votado da história do Espírito Santo. Guerino também presidiu a Assembleia Legislativa (Ales).
LEIA TAMBÉM: Casagrande e Manato vão disputar governo do ES no segundo turno
Por falar em Assembleia, Erick Musso (Republicanos), que até o ano passado presidiu a Casa, também ficará sem mandato a partir do próximo ano. Nesta eleição, ele disputou o cargo de senador. O ex-deputado estadual recebeu 337.642 votos (17,25% dos votos válidos) e acabou em terceiro lugar.
Outros políticos conhecidos do eleitorado capixaba, como Bruno Lamas (PSB), Doutor Hércules (Patriota), Lauriete (PSC), Luiz Durão (PDT), Neucimar Fraga (PP), Norma Ayub (PP), Sérgio Majeski (PSDB) e Soraya Manato (PTB) também não foram eleitos. A reportagem não considerou os suplentes. Veja a lista: