Apesar do clima tranquilo e sem nenhum registro de tumulto, eleitores em diversas zonas eleitorais no Espírito Santo relatam demora nas filas das seções para votar. Alguns disseram para a reportagem do Folha Vitória que levaram mais de uma hora na fila para conseguir acessar a urna.
TEMPO REAL | Eleições 2022: acompanhe tudo sobre o 1º turno
Neste domingo (02), os eleitores escolhem os nomes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador do Estado e presidente da República.
Confira no Folha Vitória apuração e resultados da eleição no 1º turno: Acesse aqui!
Na escola Eber Louzada Zippinotti, no bairro de Jardim da Penha, em Vitória, eleitores enfrentaram longas filas no início da tarde. Quem deixou para votar depois do almoço, precisa esperar até uma hora para conseguir chegar à cabine de votação.
No colégio Darwin, também em Jardim da Penha, também em Vitória, eleitores de uma seção levaram uma hora para votarem. A urna apresentou problemas no início da manhã. Ela foi reiniciada algumas vezes, o que explicou a lentidão na fila. O mesário responsável explicou que os votos já contabilizados não foram perdidos.
LEIA TAMBÉM: Mais de 50 urnas eletrônicas já foram substituídas em todo o ES
Em seções eleitorais que funcionam no Senac-ES, em Bento Ferreira, na capital, a espera era de, em média, de uma hora e 30 minutos.
Desta vez, a seção 278 recebeu eleitores duas outras seções, que foram transferidos do Instituto Braille e do Senai, sediados na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Além disso, houve problemas para coletar a biometria de alguns eleitores.
Uma eleitora ficou quase uma hora tentando votar com a mãe. A mãe, idosa, nem queria votar, mas a filha insistiu. Um dos mesários teve que intervir, tentando explicar que ela não poderia votar pela mãe.
Eleitores na Emef Adão Benezath, na Grande Goiabeiras, em Vitória, aguardavam 50 minutos pra votar.
Filas também na Serra. Em uma seção no Colégio EMEF Jonas Farias, em Nova Carapina 1, a espera era por mais de 50 minutos.
No colégio CEIC, em Itapuã, Vila Velha, uma eleitora, que não quis se identificar e que sofre de fibromialgia, teve que enfrentar um lance de escadas para votar. Chorando, ela disse que tentou trocar a seção para um local mais acessível mas não conseguiu. É a terceira vez que passa por esta situação.
Eleitores esperam na fila por mais de trinta minutos em seção eleitoral que fica na Escola Álvaro de Castro Mattos, em Vitória.