Política

ES já registra 115 denúncias por propaganda irregular no 2º turno

Os dados são do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral. Serra, Vitória e Venda Nova do Imigrante são as cidades com maior número de denúncias

Foto: Reprodução TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 115 denúncias de irregularidades no Espírito Santo durante a campanha do segundo turno das eleições deste ano. Os dados são do Pardal, aplicativo do TSE que recebe denúncias eleitorais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

De acordo com as informações do Pardal, até a manhã desta quarta-feira (26), todas as denúncias registradas são por propaganda eleitoral irregular. Serra e Vitória lideram o número de denúncias, com 24 e 23 relatos respectivamente.

Em seguida aparecem Venda Nova do Imigrante (14), Vila Velha (08), Linhares (08), Cariacica (06), Mimoso do Sul (06), Aracruz (03) e Cachoeiro de Itapemirim (03). Veja a lista de todas as cidades onde foram registradas denúncias abaixo.

LEIA TAMBÉM: Em duas semanas, ES tem nove denúncias de assédio eleitoral contra funcionários

Segundo os dados do Pardal, no primeiro turno, foram registradas 1.060 denúncias no Estado, todas por propaganda eleitoral irregular. Vila Velha liderou o número de irregularidades relatadas. Ao todo, foram 259 denúncias registradas na cidade canela-verde. 

Vitória (180), Cachoeiro de Itapemirim (132) e Serra (121) completam a lista dos municípios capixabas com maior número de denúncias de irregularidades no primeiro turno das eleições deste ano.

LEIA TAMBÉM: 

No aplicativo e site do Pardal podem ser denunciadas as seguintes irregularidades: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. As denúncias são investigadas pelo Ministério Público Eleitoral.

Veja as cidades do ES com denúncias  

ALEGRE – 1 denúncia
ARACRUZ – 3 denúncias
BARRA DE SÃO FRANCISCO – 2 denúncias
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – 3 denúncias
CARIACICA – 6 denúncias
CASTELO – 2 denúncias
COLATINA – 2 denúncias
CONCEIÇÃO DO CASTELO – 1 denúncia
GUARAPARI – 2 denúncias
ITAGUAÇU – 1 denúncia
IÚNA – 1 denúncia
LINHARES – 8 denúncias
MARATAÍZES – 2 denúncias
MIMOSO DO SUL – 6 denúncias
MONTANHA – 1 denúncia
PINHEIROS – 2 denúncias
SANTA MARIA DE JETIBÁ – 1 denúncia
SERRA – 24 denúncias
SÃO MATEUS – 2 denúncias
VENDA NOVA DO IMIGRANTE – 14 denúncias
VILA VELHA – 8 denúncias
VITÓRIA – 23 denúncias

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.