Segundo a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a Record TV, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição, tem maioria dos votos entre os evangélicos capixabas, totalizando 44% das intenções de voto dentro do segmento.
Ainda conforme o levantamento publicado nesta quarta-feira (28), Casagrande também lidera a disputa pelo voto dos católicos, uma vez que 49% dos eleitores que afirmam seguir o catolicismo disseram que votariam nele no próximo domingo.
Os dados correspondem à pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Declaradamente de direita e conservador, além de aliado do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), conta com o apoio de 30% dos eleitores evangélicos, enquanto 21% do eleitorado católico vota em Manato.
O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede), tem 7% dos evangélicos ouvidos na pesquisa declarando que votariam nele. Audifax tem o mesmo percentual (7%) de votos entre os católicos, segundo a pesquisa.
Guerino Zanon (PSD), ex-prefeito de Linhares, que também se apresenta como candidato de direita e conservador, tem apenas 4% dos votos do público evangélico. Curiosamente, o percentual de apoios declarados a Guerino é maior entre os católicos, onde ele é citado por 8% dos eleitores.
O candidato Aridelmo Teixeira (Novo) tem 1% dos votos da ala evangélica no Estado, mesmo percentual de católicos que o apoiam.
LEIA TAMBÉM: Programa Eleições 2022: veja nova pesquisa eleitoral e análise
Capitão Vinícius Sousa (PSTU), que é de esquerda, conta com 3% dos votos dos eleitores evangélicos, e não pontua entre os católicos. O candidato Cláudio Paiva (PRTB) não pontuou em nenhum dos cenários.
LEIA TAMBÉM: Real Time Big Data: Casagrande lidera com 46% para governo do ES; Manato tem 26%
Entre os eleitores que dizem que votarão em branco ou que anularão o voto na eleição de 02 de outubro, 7% se dizem católicos e 5% afirmam ser evangélicos. No balanço dos que não souberam ou não quiseram responder à pesquisa, 7% seguem o catolicismo, enquanto 6% se dizem protestantes.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa Senado ES: Magno Malta e Rose de Freitas estão empatados, aponta Real Time Big Data
VEJA OS ÍNDICES:
Casagrande lidera com 46% para governo do ES; Manato tem 26%
A menos de uma semana para o pleito de 02 de outubro, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição, segue liderando a disputa pelo comando do Palácio Anchieta, no Espírito Santo.
De acordo com a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a Record TV, e divulgada nesta quarta-feira (28), o socialista tem 46% das intenções de voto do eleitorado capixaba, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O cenário que mostra Casagrande à frente dos demais concorrentes tem como base a pesquisa feita de maneira estimulada, que é quando são apresentados os nomes dos candidatos para que o eleitor responda em quem votará no dia da eleição.
Na sequência, aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputa o comando do Executivo estadual pela segunda vez. No levantamento, Manato surge como o segundo na preferência dos eleitores, com 26% das intenções de voto, 20 pontos percentuais a menos que seu oponente.
O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede/Psol), que tenta ser governador pela primeira vez, conta com o voto de 7% do eleitorado entrevistado no levantamento. Enquanto isso, 6% dos eleitores ouvidos na pesquisa dizem votar em Guerino Zanon (PSD) no próximo domingo, fazendo com que o ex-prefeito de Linhares empate tecnicamente com Audifax, dentro da margem de erro.
Comparando os cenários
Veja abaixo o gráfico comparativo com a evolução dos cenários, em que são analisadas a pesquisa Real Time Big Data divulgada em 25 de agosto deste ano e o levantamento realizado entre os dias 26 e 27 de setembro, pouco menos de uma semana antes da eleição:
A pesquisa
Na pesquisa, foram entrevistados 1.000 eleitores nesta segunda (26) e terça-feira (27) em diversos municípios do Espírito Santo. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%.
O levantamento realizado pela Real Time Big Data está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-06614/2022.