Política

Quem é Filipe Skiter, candidato ao Senado pelo ES

A defesa da educação pública sempre fez parte da atuação de Skiter, que tomou gosto pela política ainda na adolescência

Foto: Folha Vitória

Filipe Skiter nasceu em Vila Velha, região metropolitana do Espírito Santo. Tem 37 anos e é militante do movimento social capixaba. A militância faz parte da vida do político desde que ele tinha 15 anos. Foi membro do Grêmio Rui Barbosa, quando ainda era estudante do antigo Cefetes, hoje Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A defesa da educação pública sempre fez parte de sua atuação política. Além disso, participou das primeiras manifestações contra o aumento das passagens dos transportes públicos no Estado.  Skiter entrou no PSTU, partido pelo qual concorre ao Senado no pleito deste ano, no final dos anos 2000.

A trajetória acadêmica do candidato começou em 2004, após Skiter ingressar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para cursar Educação Física. Nesse período, participou das lutas do Movimento Estudantil (ME) universitário.

Em 2007, Skiter trocou de curso, se formando em Letras em 2011, momento em que participou do Diretório Acadêmico de Letras e das atividades políticas, artísticas e culturais do curso. 

Durante sua vida profissional, Skiter já atuou como agente socioeducativo, professor de informática, caixa de padaria, garçom, vendedor, assistente em administração, agente de pesquisa e professor de Português para concursos. Hoje é servidor efetivo da Ufes, atuando como secretário executivo, cargo do qual se licenciou para disputar as eleições.