Política

Casagrande e Manato vão disputar governo do ES no segundo turno

Os candidatos do PSB e do PL saíram na frente na corrida eleitoral, mas não atingiram o percentual necessário para serem eleitos em primeiro turno

Foto: Folha Vitória

Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL) vão disputar a vaga no Palácio Anchieta no segundo turno das eleições, marcado para 30 de outubro.

>> Eleições 2022: clique aqui e acompanhe a apuração em tempo real

Com a totalidade das urnas apuradas, o candidato socialista não conseguiu alcançar os 50% dos votos válidos mais um necessários para ser reeleito no primeiro turno. Casagrande atingiu 46,94% dos votos válidos e Manato 38,48%. 

Após o resultado, Casagrande destacou as pesquisas eleitorais que apontavam para uma possível reeleição em primeiro turno. 

“As pesquisas, de certa forma, erraram no Brasil todo, em todos os estados, inclusive aqui no Espírito Santo. As pesquisas apontavam em uma direção, mas nós sempre nos preparamos para disputar as eleições em dois turnos. Hora nenhuma houve qualquer palavra de arrogância, sempre mantivemos o pé no chão. Sabemos que os migram de um candidato para outro nesse processo. Agora, o próximo passo é reorganizar a campanha”, disse Casagrande.

LEIA TAMBÉM: Lula e Bolsonaro vão disputar Presidência no segundo turno

Ao Folha Vitória, Manato disse que está otimista com a disputa no segundo turno.

“Sempre estive otimista. Agora, vamos para uma nova eleição. Vamos com todo mundo que disputou. Sempre disse que ia ter segundo. Agora vou trabalhar”, pontou.

Essa será a primeira vez em 28 anos que a disputa ao governo do Estado segue para o segundo turno. A última vez foi em 1994. O novo pleito será realizado em 30 de outubro.

Veja o perfil dos candidatos ao Governo do ES

Foto: Folha Vitória

RENATO CASAGRANDE

Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.

LEIA TAMBÉM: Casagrande promete linha de crédito para jovens e mais 30 mil vagas para o CNH Social

Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.

Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).

Foto: Folha Vitória

CARLOS MANATO

Nascido em Alegre, o médico e ex-deputado federal Carlos Manato segue na disputa pela posição de governador do Estado. Presente na política capixaba desde 2003, Manato já ocupou o posto de deputado federal por quatro vezes.

Com a vida acadêmica voltada à área da Saúde, Manato é pós-graduado em Medicina do Trabalho, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), e em Colposcopia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

LEIA TAMBÉM: Em sabatina, Manato promete dar incentivo às igrejas que mantêm projetos sociais

O candidato também é pós-graduado em Administração Hospitalar e especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Na Câmara dos Deputados, já foi membro das seguintes comissões: Turismo, Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, entre outras.

Em sua carreira, o político já trabalhou como professor na Emescam, médico no Instituto Estadual de Saúde Pública. Ele também foi diretor-clínico e diretor-geral do Hospital Dório Silva, além de diretor-clínico e diretor-presidente do Hospital Metropolitano.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.