Política

Eleições 2022: saiba em 6 passos como funciona a apuração dos votos na urna eletrônica

Para que cada voto seja contado com segurança, é realizado um longo processo de apuração, cercado de regras e protocolos

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Nas Eleições de 2022, que ocorrem no p´roximo dia 2 de outubro, os eleitores vão escolher os  nomes de quem vai governar nos próximos 4 anos. Para que cada voto seja contado com segurança, um longo processo de apuração, cercado de protocolos, é realizado pelos mesários e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pelas eleições. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Entretanto, as urnas são um grande alvo de desinformação, gerada durante a campanha eleitoral. Há mensagens que afirmam que as urnas não são seguras, não são auditáveis, são grampeadas, hackeadas ou fraudadas. 

Por isso, com o objetivo de evitar as fake news, é essencial  o entendimento de como funciona a apuração da urna. 

Diante disso, o Jornal Joca – parceiro do Folha Vitória nas eleições 2022 – traz o passo a passo da apuração até a contagem dos votos. O Joca tem como objetivo apoiar educadores e famílias a abordar o assunto com crianças e adolescentes. 

Conheça o passo a passo da apuração:

1. Antes da votação, as urnas emitem a “zerrísima”, conhecida como um relatório que mostra a lista de todos os candidatos ao pleito, todos sem voto. A etapa demonstra que a urna está zerada, ou seja, sem nenhum voto registrado.

2. Em seguida, um arquivo, o Registro Digital do Voto (RDV), que grava todos os votos dos eleitores, ao final da votação, irá somar os votos dos candidatos. 

Leia também: Eleitor que se recusar a entregar celular a mesário não poderá votar, afirma TSE

3. Ao fim da votação, o mesário deverá imprimir cinco cópias do boletim que mostra informações, como a somatória de todos os votos registrados na urna e o número de pessoas que votaram. Um boletim será colocado na porta da seção eleitoral, três são encaminhados para o cartório eleitoral e uma cópia entregue para o representante  do partido político. 

4. Para garantir a transparência, O boletim de urna também é gravado em um pen drive que o mesário leva para um computador com acesso a uma rede particular do TSE.

5. Na medida que os boletins da urna vão sendo enviados para o TSE, o órgão faz a soma da apuração de todas as urnas. Assim, com todas as urnas apuradas e a totalização é finalizada, o Tribunal tem os resultados das eleições. 

6. Por fim, o TSE realizará a divulgação oficial- além das parciais- das apurações no site do TSE e no aplicativo dos órgãos, disponível nos aparelhos celulares. 

Veja a cobertura completa das Eleições 2022 na página especial do Folha Vitória!

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória