O primeiro turno para a eleição de governador terminou indefinido no Espírito Santo. Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL) saíram na frente na corrida pelo Palácio Anchieta, mas não conseguiram o percentual necessário para vencer o pleito no último domingo (02).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Candidato à reeleição, Casagrande venceu na maior parte dos municípios capixabas. Em 64 cidades, ele teve o favoritismo dos eleitores e terminou o turno em primeiro lugar. Já Manato venceu em 13 cidades. Veja abaixo a relação completa:
Apenas em Linhares os dois candidatos não revezaram o primeiro lugar. O ex-prefeito Guerino Zanon (PSD) recebeu 43,59% dos votos válidos. Na cidade, Casagrande teve 28,26% dos votos, enquanto Manato teve 26,15%.
Casagrande e Manato vão disputar segundo turno
Casagrande e Manato vão disputar o cargo de governador do Espírito Santo no segundo turno em 30 de outubro. Na votação deste domingo (02), no primeiro turno, Casagrande recebeu 46,94% dos votos válidos e Manato 38,48%.
LEIA TAMBÉM: Casagrande e Manato perderam em suas cidades natais no 1º turno
Essa será a primeira vez em 28 anos que a disputa ao governo do Estado segue para o segundo turno. A última vez foi em 1994.
Veja o perfil dos candidatos ao Governo do ES
RENATO CASAGRANDE
Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.
Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.
Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).
CARLOS MANATO
Nascido em Alegre, o médico e ex-deputado federal Carlos Manato segue na disputa pela posição de governador do Estado. Presente na política capixaba desde 2003, Manato já ocupou o posto de deputado federal por quatro vezes.
Com a vida acadêmica voltada à área da Saúde, Manato é pós-graduado em Medicina do Trabalho, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), e em Colposcopia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O candidato também é pós-graduado em Administração Hospitalar e especialista em Ginecologia e Obstetrícia.
Na Câmara dos Deputados, já foi membro das seguintes comissões: Turismo, Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, entre outras.
Em sua carreira, o político já trabalhou como professor na Emescam, médico no Instituto Estadual de Saúde Pública. Ele também foi diretor-clínico e diretor-geral do Hospital Dório Silva, além de diretor-clínico e diretor-presidente do Hospital Metropolitano.