Leandro Sperandio e Alcântaro: juntos na eleição de Aracruz
Leandro Sperandio e Alcântaro: juntos na eleição de Aracruz

O deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) abriu mão da disputa a prefeito em Aracruz. Ele vai apoiar o delegado Leandro Sperandio, que se filiou ao Republicanos para concorrer ao cargo.

O delegado chegou a se filiar ao PL, indo até Brasília na mesma comitiva que acompanhou a filiação de Coronel Ramalho, pré-candidato a prefeito de Vila Velha, e contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ficha dele foi abonada por Bolsonaro e pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Porém, aos 45 do segundo tempo, Sperandio optou por trocar de partido.

Ramalho, Bolsonaro, Magno e Sperandio em Brasília

O Republicanos é oposição ao atual prefeito, Dr. Coutinho (PP), que vai tentar a reeleição. “Precisávamos unir as candidaturas conservadoras na cidade, por isso abri mão em prol desse propósito, mantendo o foco no mandato”.

Segundo Alcântaro, o Republicanos deve fechar aliança com Podemos, PSD, PRD, Agir, DC e PSDB. O martelo só será batido, porém, nas convenções partidárias, que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto.

Sperandio é titular da Delegacia Patrimonial de Aracruz. Questionado sobre o motivo de ter mudado de legenda, disse que foi para somar forças. “Foi a necessidade de fazer uma união e levantar um único projeto de oposição ao atual prefeito”.

Porém, a mudança não foi bem digerida pelo PL.

Um vídeo do senador Magno Malta (PL) direcionado ao eleitorado de Aracruz circula nos grupos de conversas e redes sociais.

Nele, o senador, que é presidente estadual do PL, disse que foi surpreendido pela troca de legenda e pede desculpas por ter apresentado um candidato e ele ter deixado o partido. “Quem daqui saiu é porque aqui nunca esteve”, disse Malta.

Ele disse ainda que iria apresentar uma candidata para concorrer pelo PL à Prefeitura de Aracruz, mas não citou nomes. O prazo de filiação para quem tem mandato termina hoje (05) e para quem não tem, vai até amanhã (06).

O delegado disse que a decisão de trocar de legenda foi comunicada ao PL. “Nós respeitamos a posição do senador, mas comunicamos a decisão ao partido”, justificou.

Em tempo: Nos bastidores, a troca de legenda em Aracruz seria apenas a ponta do iceberg de um conflito maior nos bastidores entre PL e Republicanos que teria começado quando Ramalho, que estava a caminho do Republicanos, foi “laçado” pelo PL.

> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Troca-troca partidário e as articulações na última semana de filiações

Presidente da Findes se filia ao PP e não descarta ser vice de Pazolini: “Disposta a conversar”

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.