O deputado Elcio Alvares (DEM) renunciou a função de líder do governo, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na tarde desta segunda-feira (30). Em uma carta, o parlamentar agradeceu a confiança do governador.
“Esta carta encerra mais um capítulo da minha vida política. Representa a expressão verdadeira de meu sentimento. Queira Deus que, ao longo do tempo, eu possa honrar meus compromissos políticos, e não decepcionar aqueles que confiam em mim”, disse o parlamentar.
O deputado Cláudio Vereza (PT) foi o primeiro a se pronunciar após a leitura da carta. Em seu pronunciamento, Vereza afirmou que o democrata sempre desempenhou suas funções com isenção. “Mesmo com seu partido defendendo outra aliança, Vossa Excelência sempre esteve aqui com muita lealdade, defendendo o governador Renato Casagrande”, destacou.
O líder do PSB, deputado Freitas, agradeceu ao deputado pelo trabalho prestado, em nome do partido.
A princípio, a decisão do deputado não deverá impactar a função do vice-líder do governo e também democrata, Ataíde Armani. Em entrevista à coluna “De Olho no Poder”, do Folha Vitória, Ataíde afirmou que continuará desempenhando a função “enquanto o governador estiver depositando a mesma confiança”. Disse ainda que continuará trabalhando pela reeleição do governador, ainda que venha a sofrer possíveis sanções partidárias.
Especulações
As especulações em torno da renúncia de Elcio Alvares tiveram início quando o peemedebista Paulo Hartung colocou o nome à disposição do partido, para a disputa pelo Palácio Anchieta, já que ambos são aliados de longa data. O DEM, inclusive, já declarou apoio à reeleição do ex-governador. Elcio ocupava a função de líder desde novembro do ano passado.
Na convenção do PSB, no último sábado (28), o governador Renato Casagrande comunicou que iniciaria, nesta segunda-feira (30), as negociações para a escolha do novo líder na Casa. Dentre os nomes cotados para o cargo está o deputado Vandinho Leite (PSB).
Elcio assumiu a liderança do Governo na Assembleia no dia 7 de novembro de 2013, após a saída do ex-deputado Sérgio Borges, que foi eleito como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). O parlamentar já respondeu entre 2007 e 2008 pela liderança durante o governo de Paulo Hartung (PMDB), além de ter presidido a Ales no biênio 2009-2010. Este é o segundo mandato dele como deputado estadual. Após a escolha, o Executivo deverá encaminhar um ofício à Ales, que deverá ser lido durante a sessão ordinária.
Novo Líder
Com a saída de Elcio, o deputado Atayde Armani (DEM), vice-líder do Governo, assume interinamente a liderança. O parlamentar disse que nesta terça-feira (1º) o governador Casagrande (PSB) deve anunciar o novo líder e lembrou que a liderança da Casa é um cargo independente da eleição. “O governador pode optar por me deixar como líder ou anunciar um novo. Também não vejo problema em continuar como vice-líder”, afirmou.