O governador Paulo Hartung (PMDB) defendeu a diversificação e integração das atividades de pecuária e agricultura brasileira como estratégia para fortalecimento do setor, principalmente no período de crise econômica.
Hartung apresentou a opinião neste sábado (16) durante a palestra que ministrou no III Simpósio Integração Minas Gerais | Espírito Santo | Bahia de Pecuária Bovina. O evento acontece até este domingo (17), no Parque de Exposição de Carlos Chagas, em Carlos Chagas, Minas Gerais.
O governador capixaba destacou que a realização do simpósio interestadual é uma ação estratégica para enfrentar a crise socioeconômica que o país atravessa. O evento reuniu mais de 500 participantes dos três estados.
“Essa crise não é dura, é duríssima. É hídrica, ética, econômica e política. Não podemos desanimar, precisamos olhar como vamos sair deste cenário. Quem sair desorganizado não vai aproveitar as oportunidades do pós crise. Para isso, umas das ações necessárias é organizarmos as contas públicas do País. Nós, capixabas, estamos fazendo o dever de casa e já descobrimos que é fundamental a integração de nosso Estado com a Região Sul da Bahia, Leste de Minas e Norte do Rio de Janeiro. Ninguém é feliz sozinho neste mundo integrado que vivemos”, comentou.
Além de Hartung, esteve presente o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, que destacou que o Governo do Estado tem defendido o aumento de produtividade com uso de tecnologia, além de ampliação da cobertura florestal e construção de barragens com diferentes portes e capacidade de armazenamento de água.
“Precisamos tratar as propriedades rurais com a lógica de produção, priorizando as relações sustentáveis com o meio ambiente e o uso da ciência e tecnologia”, disse.