A disputa ao Senado Federal está cada vez mais quente. Depois dos embates entre Rose de Freitas (PMDB) e João Coser (PT), foi a vez de Neucimar Fraga dar alfinetadas nos adversários durante sabatina na Rádio Jovem Pan News e jornal online Folha Vitória na tarde desta quinta-feira.
“O PT e PMDB são sócios no Congresso Nacional de uma projeto fracassado no Brasil. Se você quer mudança no Brasil, não adianta votar em Marina e eleger uma senadora do PMDB para fortalecer a turma do Renan (Calheiros), que está chantageando os presidentes do Brasil há 20 anos. Você que ainda não fez a escolha de senador: precisamos de um senador que não seja virtual”, disse.
Perguntado sobre sua opinião sobre as discussões trocadas entre Rose e Coser nos programas eleitorais gratuitos, Neucimar respondeu com bom humor.
“Eu assumi um compromisso de fazer uma campanha propositiva. Fiquei assustado quando vi a candidata a senadora se acusada de bruxaria. Havia uma gravação em que ela falaria que é meio bruxa, não sei se tem meio bruxa, não sei se vassoura tem só metade. Fiquei assustado também quando vi a candidata fazendo o programa denegrindo a imagem do Coser. Chumbo trocado não dói, principalmente para quem está de fora, como eu”´, respondeu o candidato.
Neucimar fez críticas ainda ao movimento feminista quando foi perguntado sobre a opinião dele sobre a descriminalização do aborto.
“Legislação prevê aborto, a legislação já avançou. Sou contra o aborto de forma indiscriminada. Eu fiz projeto quando deputado federal que permitiria a mulher com mais de 18 anos e que já tivesse um filho pudesse ter o direito de fazer ligadura de trompas pelo SUS. O mesmo grupo feminista que defende o aborto é contra a ligadura. Esse grupo é contra a mulher fazer ligadura antes dos 25 anos. Isso é uma aberração. É proibido fazer pelo SUS. Mas tem um monte de mulher atrás de candidato médicos pra fazer ligadura clandestina. Isso é um absurdo”, disse o verde.
TV Vitória exibe debate com candidatos ao Governo nesta sexta-feira
O candidato respondeu ainda sobre os adversários falando sobre a criação de unidades do Ifes no Espírito Santo. “O governo não faz nada, quem faz é o povo. Lula não tirou dinheiro do bolso dele pra fazer escola técnica no Estado. Nem eu faço, nem Lula faz, nem Dilma. Estado tem hoje 20 Ifes, por mérito nosso, da nossa bancada, que trabalhou”, disse Neucimar.
Segundo ele, quando foi deputado federal Lula nem sabia que tinha lei que proibia a construção de escolas técnicas. “Eu pedi que ele revogasse a lei e ele revogou”, lembrou Neucimar, afirmou ao lembrar que foi ele o criador da Frente Parlamentar em defesa ensino técnico e foi o relator da lei que permitiu a construção de Ifes pelo País.
“Eu entrei no Congresso em 2003. A Rose está desde 1982 lá. De 82 a 2008 qual Ifes que ele trouxe para o Espírito Santo? Nenhum.”, disse Neucimar.
Confira a íntegra da sabatina com Neucimar Fraga:
Sabatinas
No dia 26 de agosto o candidato ao Governo do Estado Paulo Hartung (PMDB) foi o primeiro a participar da série de sabatinas realizadas pela Jovem Pan News Vitória e com transmissão do Folha Vitória. Na última quinta-feira (28) o sabatinado foi o candidato ao Senado Raphael Furtado (PSTU). Na última terça-feira (2) a candidata ao governo Camila Valadão (PSOL) foi a entrevistada e o candidato ao João Coser (PT) foi sabatinado na última quinta (4). na última terça-feira (9) o entrevistado foi o candidato ao Governo do Estado, Mauro Ribeiro (PCB). O governador Renato Casagrande (PSB) foi sabatinado na última terça-feira (16). Na última quinta-feira o candidato ao Senado André Moreira (PSOL) foi o entrevistado e na terça (23) o candidato ao Governo do Estado, Roberto Carlos (PT) foi sabatinado.
Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória
Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play.
Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta “gostei” e “não gostei” permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão.
Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014. Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Jovem Pan News Vitória.
Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto.
Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas.